"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Double Days

Double Days’ é uma colaboração entre Miguel Refresco e Rui Pinheiro, um projeto artístico que celebra a coincidência de duas viagens muito semelhantes que os dois autores fizeram nos Balcãs, separadas por quatro anos de distância.

16 Set a 16 Out 2022

Teatro Gil-Vicente Galeria
Largo Dr. Martins Lima 1, 4750-251
Preço
Entrada livre

Para a criação deste novo corpo de trabalho, os artistas encenam um diálogo entre as suas imagens, uma conversa que estabeleça novas relações e seja capaz de fundar outros significados, reveladores de um campo emocional comum que estabeleceram, de forma independente, com um território que permanece, aos seus olhos, por traduzir. Entre os dois conjuntos de imagens que trazem para esta conversa, Miguel Refresco e Rui Pinheiro reconhecem a coincidência desta ininteligibilidade, uma distância rumorosa entre o seus olhares e uma paisagem banal e quotidiana que ainda treme com o fragor da história e ostenta as cicatrizes da guerra e das convulsões naturais da Terra.

‘Double Days’ é também uma história de suspensão e contingência, que nos fala de um significante que ainda não encontrou significado, de uma luva que não encontrou a mão. O que é um país? O que faz uma fronteira? Não há uma resposta, não há resposta. Estas são linhas e ideias totalmente abstratas que determinam um ânimo e uma marca, que sugerem uma presença fantasmagórica sobre um território diverso e recortado por hábitos, paixões e frivolidades humanas. Independentemente da sua história tumultuosa e da beleza pungente das suas paisagens, as imagens dos fotógrafos falam-nos de países e gentes normais, de vidas comuns, de pessoas à procura do sol. Ainda assim, são imagens que interrogam sempre o contracampo, que sugerem uma ideia maior: apresentam-se como projeções simplificadas de uma realidade feita das mastigações da história, espaços contingentes indecisos entre o inconsequente e o extraordinário.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,874,987