"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

1.ª edição do Festival Futurama arranca este mês no Baixo Alentejo

Ao longo de 4 fins de semana, o Baixo Alentejo abre-se ao público como um laboratório de experimentação e de apresentação de diálogos transdisciplinares, com mais de 40 artistas portugueses e espanhóis em espaços patrimoniais, culturais e naturais.

30 Set a 22 Out 2022

Mértola, Beja, Serpa e Castro Verde


Filipe Sambado & Yamila, Nídia, Angélica Salvi & Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde, Wasted Rita, António Poppe & La Família Gitana, Cláudia Dias, Fidel Évora, Gaspar Varela & Yerai Cortés, Cantexto, que reúne oito escritores com oito grupos de cante alentejano, como Matilde Campilho e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa.

Depois de um primeiro ano de atividades, entre residências artísticas, projetos educativos e de diálogos cruzados entre práticas tradicionais e contemporâneas, chega a altura de o Futurama se apresentar também enquanto Festival, na região do Baixo Alentejo.

Durante 4 fins de semana, a viagem dá-se em Mértola (30 de setembro), Beja (7 e 8 de outubro), Serpa (14 e 15 de outubro) e Castro Verde (21 e 22 de outubro), com uma programação artística multi e transdisciplinar, colaborativa, inclusiva e transfronteiriça.

Artistas locais, nacionais e internacionais, com percursos consolidados e emergentes, integram uma programação diversa que cruza a música, as artes visuais, as artes performativas, a literatura, o cinema e workshops, com algumas colaborações inéditas, expandidas por espaços culturais, patrimoniais e naturais (castelos, igrejas, praças, jardins ou bibliotecas).

O público é desafiado a experienciar um conjunto de atividades e de espetáculos que liga a contemporaneidade e os capitais simbólico, cultural e humano do Baixo Alentejo, entre os patrimónios imaterial e material, como é o caso do cante alentejano, o Castelo de Serpa, o Convento de São Francisco, em Mértola, e o Museu Rainha D. Leonor, em Beja.

Em Mértola, a 30 de setembro, estreia a colaboração entre o jovem prodígio da guitarra portuguesa, Gaspar Varela, e o impressionante guitarrista de flamenco Yerai Cortés, e acontece um workshop de criação de vídeo e som, dirigido pelos artistas Carincur e João Pedro Fonseca, com os alunos da escola ALSUD.

Beja recebe a performance do coreógrafo e artista brasileiro Gustavo Ciríaco, resultado do workshop com os alunos da Escola Secundária Diogo de Gouveia (7 de outubro), a instalação comissionada da artista plástica Wasted Rita, a estreia da colaboração de Filipe Sambado com a espanhola Yamila, uma performance participativa de Cláudia Dias, uma noite a cargo de Nídia, pela primeira vez no Alentejo, ou ainda a estreia nacional do filme “O Novo Evangelho” de Milo Rau (8 de outubro).

Já Serpa é palco da parceria musical de Pedro da Linha e Álvaro Romero / Yeli Yeli (14 de outubro) - a nova Lisboa e a velha Cádiz, entre a eletrónica e a voz do flamenco, numa colaboração aberta às mais inventivas e excitantes possibilidades -, da intervenção no espaço público a cargo de Fiumani, da exibição de “A Música Invisível”, o documentário de Tiago Pereira sobre a riqueza e influência da música cigana em Portugal, da apresentação do espetáculo performativo e musical da multiartista afrotravesti imigrante Puta da Silva ou do projeto que tem raízes no Futurama, da autoria de António Poppe e La Família Gitana (15 outubro).

A encerrar o Futurama, em Castro Verde, o coletivo Os Espacialistas faz uma instalação e performance com os alunos da Escola Secundária de Castro Verde, estreia-se em Portugal o filme “As Sementes de Vandana Shiva” de Camilla e James Becket (21 de outubro), Ana Borralho e João Galante protagonizam uma performance com a comunidade e a harpista espanhola Angélica Salvi junta-se aos Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde para um espetáculo único (22 de outubro).

Em todos os fins de semana do Festival, o concerto Cantexto, que nasce da interação de prestigiadas escritoras e escritores portugueses com grupos corais de cante alentejano, apresenta novas palavras e musicalidades criadas de propósito para a ocasião, através de diferentes vozes femininas, masculinas, mistas, jovens e adultas. Um encontro entre Hélia Correia & Grupo Coral Guadiana, José Luís Peixoto & Grupo Coral de São João dos Caldeireiros, Patrícia Portela & Os Moços da Aldeia, Valério Romão & Cantadores do Desassossego, Matilde Campilho & Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Gonçalo M. Tavares & Grupo Coral da Academia de Serpa, Djaimilia Pereira de Almeida & As Ceifeiras de Entradas e Tiago Rodrigues & Os Ganhões de Castro Verde.

Destaque ainda para a parceria do Festival Futurama com a Amnistia Internacional de Portugal, que vai dirigir um workshop sobre direitos humanos e sobre como as artes e a cultura têm um potencial ativista no combate à injustiça e à repressão dos direitos e liberdades coletivas, em Beja e em Serpa (7 de outubro).

Com a missão de que esta programação transdisciplinar aconteça da forma mais inclusiva e acessível possível, cabe a cada espectador e espectadora definir o preço do seu bilhete para cada uma das atividades, a partir do valor simbólico de 1€.

Nas palavras do diretor artístico e programador John Romão, a 1.ª edição do Festival Futurama “propõe uma nova vibração artística que se faz de cruzamentos de artistas de imenso prestígío, que viajam pelos mais prestigiados teatros, museus, centros culturais e festivais do país e do mundo, e que ganham a partir de agora, no Baixo Alentejo, uma nova casa e laboratório para experimentarem com outros artistas, outras práticas e o património tão rico desta região”. “Do desenho desta programação espero que sejam semeadas novas sensibilidades, novas perguntas e reflexões, mais diálogos e mais curiosidade”, deseja.

O Futurama é financiado pela Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura, Câmara Municipal de Beja, Câmara Municipal de Castro Verde, Câmara Municipal de Mértola, Câmara Municipal de Serpa, Câmara Municipal de Vidigueira, Direção Regional de Cultura do Alentejo e Fundação Millennium BCP. Conta com a parceria da Amnistia Internacional, Agrupamento de Escolas Nº1 de Beja, Agrupamento de Escolas Nº2 de Serpa, Agrupamento de Escolas de Mértola, Escolas de Castro Verde, Museu Rainha D. Leonor, O Espaço do Tempo, Santa Casa da Misericórdia de Beja e da Underdogs.

De 30 de setembro a 22 de outubro, em Mértola, Beja, Serpa e Castro Verde, temos encontro marcado neste laboratório de exploração de novos futuros, no Baixo Alentejo.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL FUTURAMA 2022 - 1.ª EDIÇÃO

MÉRTOLA

30 SETEMBRO

CARINCUR E JOÃO PEDRO FONSECA
Workshop de vídeo e som - “SOMOS”

GASPAR VARELA E YERAI CORTÉS
Música - Concerto

CANTEXTO / 8 GRUPOS DE CANTE CANTAM POEMAS DE 8 ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS
Música - Concerto 

BEJA

7 OUTUBRO

AMNISTIA INTERNACIONAL DE PORTUGAL
Sessão de sensibilização sobre direitos humanos

WASTED RITA
Artes Visuais - Instalação

FIDEL ÉVORA
Workshop

GUSTAVO CIRÍACO E ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DIOGO DE GOUVEIA
Performance - Partilha pública de workshop com alunos da Escola Secundária Diogo de Gouveia

EMBAIXADORAS FUTURAMA
Performance participativa com o jovem grupo de cante Os Origens

PEDRO G. ROMERO E GONZALO GARCÍA PELAYO
Cinema - Mostra de filme “Nueve Sevillas”

DJ STÁ
Música - DJ

8 OUTUBRO

WASTED RITA
Artes visuais - Instalação

GERAÇÃO FUTURAMA / DIREÇÃO DE TIAGO CADETE
Performance

MILO RAU
Cinema - Mostra de filme “O Novo Evangelho”

CANTEXTO / 8 GRUPOS DE CANTE CANTAM POEMAS DE 8 ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS
Música - Concerto

CLÁUDIA DIAS
Performance, resultante do workshop aberto à comunidade local

FILIPE SAMBADO E YAMILA
Música - Concerto comissionado

NÍDIA
JOÃO MELGUEIRA

Música - DJ 

SERPA

14 OUTUBRO

FIUMANI
Artes visuais - Instalação pública comissionada

SÓNIA BAPTISTA E ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SERPA
Performance - Partilha pública de workshop de performance

EMBAIXADORAS FUTURAMA
Performance participativa

YELI YELI / PEDRO DA LINHA E ÁLVARO ROMERO
Música - Concerto

15 OUTUBRO

FIUMANI
Artes visuais - Instalação pública comissionada

CANTEXTO / 8 GRUPOS DE CANTE CANTAM POEMAS DE 8 ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS
Música - Concerto

CLÁUDIA RIBEIRO
Cinema - Mostra de filme “A Terra Faz o Homem”

TIAGO PEREIRA / A MÚSICA CIGANA A GOSTAR DELA PRÓPRIA
Cinema - Mostra de filme “A Música Invisível”

ANTÓNIO POPPE E LA FAMÍLIA GITANA
Música - Concerto

PUTA DA SILVA
Música - Concerto 

CASTRO VERDE

21 OUTUBRO

OS ESPACIALISTAS E ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTRO VERDE
Instalação e performance resultante do workshop com os alunos da Escola Secundária de Castro Verde

EMBAIXADORAS FUTURAMA
Performance participativa

CAMILLA BECKET E JAMES BECKET
Cinema - Mostra de filme “As Sementes de Vandana Shiva”

22 OUTUBRO

ANA BORRALHO E JOÃO GALANTE
Performance “Mundos Interiores”, resultante de workshop com a comunidade local

CANTEXTO / 8 GRUPOS DE CANTE CANTAM POEMAS DE 8 ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS
Música - Concerto

ANGÉLICA SALVI E TOCADORES DE VIOLA CAMPANIÇA DE CASTRO VERDE
Música - Concerto comissionado

DJ ZENGXRL
Música - DJ

 

site oficial | facebook | instagram

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,925,572