"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

O ruído dos sonhos

O ruído dos sonhos desdobra um encontro em vários andamentos. Miguel Ângelo Rocha, Isabel Madureira Andrade e Russell Floersch cruzam-se, na vida, e nesta exposição, como se um mistério gravítico, algum ímpeto magnético que habite e agite o seu interior e que, contudo, não dominam nem dele tomam posse, os atraísse, e, enfim, revelasse o invariante que eclode do particular.

8 Out a 3 Dez 2022

CAPC Sede e CAPC Sereia
Rua Castro Matoso, 18, 3000 – 104 Coimbra | Parque de Santa Cruz, Jardim da Sereia, 3001 – 401 Coimbra
Preço
Entrada livre

O ruído dos sonhos não é subordinada aos critérios de uma exposição coletiva. Pinturas, esculturas, construções, objetos. É um encontro de formas. São coisas, são entes, que acontecem, em cada obra, nos interstícios do encontro do artista e do seu processo, nas ambiguidades de que afloram. São potência e dinâmica, espasmos em contração e expansão, entre ação e pensamento, entre intuição, dúvida, decisão. São coisas tornadas obra de arte no encontro com a visão, por abrirem o acontecer do acontecimento, desafiando a experimentar o movimento de um aqui para um ali, do discurso que explica para a linguagem que revela, do pensamento sobre a visão para a visão em ato. Declinam um modo de ver o mundo para dar a ver um mundo.

A obra de arte passa agora a ser sujeito da visão, e o espectador, o objeto que se vê num espelho opaco, numa expansão da ideia de alteridade implicada no ato de ver, numa heterotopia em que o outro do eu vidente é um eu-outro agora visível, afetado pela obra que o olha, pela imagem mental, o delírio, que vem depositar-se no imaginário, depois de rasgar a realidade retiniana, sem se constituir ficção.

Ricardo Escarduça

Inauguração: 8 de outubro, pelas 18h, no CAPC Sereia e no CAPC Sede
Horário: 
de terça a sábado, das 14h às 18h.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,939,843