"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

SENZA E Orquestra Geração de Coimbra apresentam "Olá Mundo, daqui Coimbra"

Inserido no Festival Correntes de um só rio, o concerto é o resultado de um projeto  que procura a ilustração musical dos valores únicos do património e identidade musical de Coimbra, juntando-lhes o exotismo das inspirações sonoras do Mundo.

3 Out 2022  |  19h00

Convento de S. Francisco
Avenida da Guarda Inglesa, n.º1A, 3040-193 Santa Clara, Coimbra

Encabeçado por Nuno Caldeira e Catarina Duarte, músicos do grupo SENZA, e pela Orquestra Geração de Coimbra, este é um projeto que junta sonoridades, viajantes, músicos por profissão e jovens aprendizes de música, numa altura em que, face ao distanciamento trazido pela realidade dos últimos dois anos, é necessário restaurar a noção de comunidade e o valor da interação humana. O preço dos bilhetes varia entre os 3 e os 5 euros e podem ser adquiridos nas plataformas habituais.

Recorde-se que os SENZA acabam de lançar o terceiro álbum "Próxima Paragem". A dupla, que tem protagonizado espetáculos por todo o mundo, não prescinde da identidade lusófona e mantém os cruzamentos étnicos que vêm conquistando diferentes públicos, mas agora na sonoridade dos Senza há mais rap e novos elementos eletrónicos, o que resulta numa experiência musical de maior modernidade e sofisticação. Parcialmente produzido durante a pandemia, o disco “Próxima Paragem” confirma a maturidade artística de Catarina Duarte e Nuno Caldeira, insiste na mensagem com conteúdo e reflete sobre temas da agenda mundial como a instrumentalização dos média, a identidade de género e a influência da cor da pele na progressão social. Depois do tema “Sozinha no Mundo”, com a participação especial de Carlão, o segundo single do disco é “Bailarina do Soweto”, composto a partir do contacto dos músicos com a realidade do bairro sul-africano onde viveu o líder anti-apartheid Nelson Mandela (1918-2013). 

“Próxima Paragem” é o novo disco dos Senza, com nove faixas que Catarina Duarte e Nuno Caldeira começaram a criar no período de confinamento pandémico e acabaram de produzir já no espírito de recuperação de 2022. O disco, disponível também nas lojas físicas, está envolto numa capa de tons quentes em que a lista de novas canções tanto reflete um conteúdo amadurecido pela introspeção proporcionada pelo isolamento social – é o que acontece em “Sozinha no Mundo” e “Som Misturado” – como expressa a celebração vibrante da liberdade recuperada – manifestada em “Cor” e “Alma a Céu Aberto”.

Sendo o terceiro disco dos Senza, o álbum antecipa no respetivo título a nova etapa que preconiza para a carreira da dupla: em sentido figurado, “Próxima Paragem” é o rumo musical a seguir, que Nuno Caldeira diz agora “mais arrojado e contemporâneo”; em sentido literal, é cada destino geográfico de uma agenda de concertos que, como realça Catarina Duarte, está apostada em “acabar com a má memória dos cancelamentos impostos pela covid” e, até final do ano, inclui passagem por diversas cidades portuguesas e também por palcos na Índia.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,802,984