"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Performances da coreógrafa Cristina Lilienfeld em Coimbra

Tendo em consideração a presença da coreógrafa Cristina Lilienfeld no Laboratório Linha de Fuga, que decorre em Coimbra entre 15 de setembro e 8 de outubro deste ano, a artista romena apresenta, com o apoio do ICR Lisboa, uma série de performances na oficina Linha de Fuga e nas ruas do centro de Coimbra.

15 Set a 8 Out 2022

Linha de Fuga
Coimbra
 
O projeto que Cristina Lilienfeld apresenta em Portugal é a continuação de um processo de investigação sobre a dor e a morte coletiva, que a mesma iniciou há dois anos junto com a artista visual Alina U?urelu, no âmbito de uma residência que decorreu no PIAR (PerfocraZe International Artist Residency) em Gana, e que se concretizou num espetáculo intitulado "See You Soon". O espetáculo teve uma série de apresentações em Gana e em Bucareste, no Centro Nacional de Dança e no Diptych Art Space.

Durante a sua estadia em Portugal, Cristina Lilienfeld aprofunda a investigação deste projeto, reunindo novas respostas a questões como "Como lidamos com a perda?", "O que é específico da cultura local?", "O que é exigido de si, como indivíduo, em tais situações e qual é o seu próprio processo íntimo?", "O que é visível - social e o que é pessoal e íntimo?"

Cristina Lilienfeld é coreógrafa, intérprete e codiretora artística do coletivo AREAL - Espaço para desenvolvimento coreográfico. Nos últimos anos, realizou as performances "Lay(ers), "Nem todos são heróis", "Feitos arrojados", "A sério – para crianças", "Moving Fields", "Eighty Five Percent Of What You Remember", atuou nos espetáculos "Alienation or the Desire for Intimacy" de Benno Voorham, "A Truth, A Lie And A List Of Possibilities" de Andreea Novac, "Coreografia de grupo" de Mihaela Alexandra Dancs, "The Great Scheme of Things" - concerto/performance da banda Fierbin?eanu, e assinou a coreografia para os espetáculos: "Dentro do corpo" (ópera de câmara) com música de Diana Rotaru e "Dancer In The Dark" no Teatro Húngaro de Timi?oara.

Em 2016 integrou o programa Dance Roads através do qual viajou por cinco países europeus a apresentar o espetáculo Lay(ers). Colaborou em vários projetos com importantes coreógrafos (Cosmin Manolescu, Mihaela Alexandra Dancs, Benno Voorham, M?d?lina Dan, Andreea Novac, Andreea Belu, Smaranda G?budeanu, Virginia Negru), artistas visuais (Dilmana Yordanova, Mihaela Kavdanska, Alina U?urelu), músicos (Diana Rotaru, Irinel Anghel, Vlaicu Golcea, Kamer Art, LeVant, banda Fierbin?eanu), escritores (R?zvan ?upa, Andra Rotaru), bem como com vários atores e diretores. Nos últimos anos viajou e trabalhou em Gana, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Sérvia, EUA, Luxemburgo. De 2015 a 2020 foi membro ativo da Associação PETEC, organização que apoia diversos projetos interdisciplinares criados para todas as faixas etárias (mais informações: https://petec.ro).

Cristina Lilienfeld procura, quer na sua atividade artística, quer nas oficinas e cursos de dança contemporânea que realiza, realçar a autenticidade de qualquer situação com que entra em contacto (cursuridanscontemporan.ro). Atualmente é membro cofundador do Coletivo AREAL – espaço para desenvolvimento coreográfico (www.arealcolectiv.ro), que abriu um novo espaço dedicado à dança contemporânea em Bucareste, em 2021. Mais informações podem ser encontradas no site pessoal: https://cristinalilienfeld.ro/.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,887