"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

PACTO ::: finissage ::: 8 e 9 de outubro --->> FUTURO!

Esta será a última semana em que a exposição PACTO está patente e terminaremos com um fim-de-semana durante o qual iremos lançar sementes para o futuro.

8 Out 2022  |  15h00

Casa da Cerca
Rua da Cerca, 2800-050 Almada
Preço
Entrada livre

9 Out 2022  |  16h00

Galeria Municipal de Arte de Almada
Avenida D.Nuno Álvares Pereira 74A 2800-050 Almada

“Pacto” é um programa que decorre de um convite feito a Susana Mendes Silva na sequência da performance Mariana que se debruçava sobre a pesquisa que fez no Museu Regional de Beja sobre as “Cartas Portuguesas”. A problemática da autoria, já que as Cartas nunca foram unanimemente atribuídas a Mariana Alcoforado, surge ainda e sempre como uma questão central que se repete de novo em 1972 com Novas Cartas Portuguesas de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. As autoras escudaram-se, como estratégia de resistência, em nunca revelarem quem tinha escrito que partes do livro.

Em resposta ao convite para uma exposição individual, a artista propôs a necessidade de convocar-se uma constelação de artistas — Carla Filipe, Gisela Casimiro, Leonor Parda, Mané Pacheco, Miguel Bonneville e Rogério Nuno Costa — para em conjunto reflectirem a partir destas duas obras sobre os temas fracturantes que ainda hoje estão presentes e aqueles que se projetam no futuro.

O programa divide-se em três momentos à volta das temáticas das Cartas e das Novas Cartas até ao presente — 1669-1972-2022: I. Laboratório (21 de Maio -17 de Junho), ? II. Diálogo (18 de Junho - 7 de Outubro) e ?III. Futuro (8 e 9 de Outubro).

Na primeira fase do projecto — Laboratório — apresentámos uma programação com um conjunto diverso de vozes numa festa feminista e queer com Cláudia Duarte e Susana Mendes Silva, na leitura colectiva das Cartas e das Novas Cartas Portuguesas, numa tertúlia com Ana Rita Soares do Projeto Educação LGBTI da rede ex aequo, numa sessão na qual Mariana Ferreira apresentou a palestra Artistas em Portugal - Feminismo, presença e percursos, numa conversa com a jornalista e activista Maria Antónia Palla a partir do programa de televisão Nome Mulher, e numa conferência com Isabel Freire na qual abordou o tema Desclausuras: Três Marias e Três Antónias.

No segundo momento — Diálogo —, o espaço da galeria foi ocupado por uma exposição, que inaugurou a 18 de junho, onde dialogam artistas de várias gerações: Ana Hatherly, Carla Cruz, Carla Filipe, Dorita Castel-Branco, Gisela Casimiro, Leonor Parda, Luísa Cunha, Mafalda Santos, Mané Pacheco, Maria José Aguiar, Miguel Bonneville, Rogério Nuno Costa e Susana Mendes Silva.

Mostrámos a performance Uma luz ultraviolenta de Leonor Parda na Casa da Cerca, o filme Prazer Camaradas de José Filipe Costa e Outras cartas: ou o amor inventado de Leonor Noivo no Auditório Fernando Lopes Graça e tivemos uma visita performativa à exposição pelo Colectivo Faca.

A 8 e 9 de outubro será o fim-de-semana de finissage onde esperamos lançar sementes para o Futuro com a maratona Artistas na Wikipedia com a presença de Susana Pomba e a colaboração da Wikimedia Portugal no sábado. No domingo fecharemos o programa na Galeria Municipal com o lançamento do catálogo Pacto e da publicação de Carla Filipe Poemas oblíquos, binoculares e matinais, a performance Lamento Imenso de Rogério Nuno Costa e uma mesa-redonda com Ana Cristina Cachola, Andreia Coutinho, Carla Cruz, Joana Alves, Miguel Bonneville, Rita Rato e moderação de Filipa Oliveira e Susana Mendes Silva.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,183,913