"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Casa das Artes de Famalicão revisita obra da cineasta Catarina Mourão

No âmbito do Close-up – o 7º episódio do Observatório de Cinema de Famalicão –, que decorre, entre 15 e 22 de outubro, na Casa das Artes de Famalicão, a fantasia lusitana das sessões comentadas irá percorrer a obra integral de Catarina Mourão e os 25 anos de curtas e longas metragens.

15 Out a 22 Out 2022

Casa das Artes de Famalicão
Avenida Carlos Bacelar, Parque de Sinçães


Da cineasta portuguesa e fundadora da Associação pelo Documentário (Apordoc) – que foi considera pela UNESCO como a principal associação de produção de cinema documental em Portugal – serão exibidas e comentadas – por várias personalidades ligadas ao mundo do cinema e até pela própria autora – histórias de intimidade e de família – tema que caracteriza a edição deste ano da iniciativa.

A 16 de outubro, pelas 18h30, na Casa das Artes de Famalicão, o Close-up apresenta o programa ideal para um final de tarde de domingo: a rodagem do documentário “Ana e Maurizio” – obra que revela uma jornada de autodescoberta, pelos caminhos da odisseia e da memória, de uma linhagem e de uma família ao longo de séculos pela Ásia. A obra, de Catarina Mourão, será comentada por Luís Mendonça, crítico e programador da cinemateca portuguesa. Já “A minha aldeia já não mora aqui” – obra realizada pela cineasta portuguesa que descreve, em flashback, a estranha história da aldeia da Luz – irá ser exibida a 20 de outubro, às 21h45, momento que contará com a presença de Catarina Mourão e de Fernando José Pereira, artista e professor universitário. Depois da sessão comentada, será exibido, ainda, o documentário “Fora de Água”.

A 22 de outubro, às 18h00, Catarina Mourão volta a abrilhantar o Close-up, desta vez acompanhada pelo professor universitário Nélson Araújo, para, juntos, comentarem o filme “A Dama de Chandor” – também da autoria da cineasta. A obra retrata a história de Aida, a Dama de Chandor, e do seu esforço diário para preservar, a todo o custo, a casa onde vive, símbolo visível e palpável da sua identidade, que ela sente ameaçada. Refira-se, ainda, que esta sessão terá como complemento a exibição da curta-metragem “Mãe e Filha”, um diálogo surpreendente precisamente entre uma mãe e uma filha, numa sessão de mediação para tentar resolver um conflito familiar.

Documentários de Catarina Mourão chegam às escolas do concelho

Com o objetivo de manter o compromisso – já estabelecido nas edições anteriores do Close-up – com a comunidade escolar – e paralelamente a outras iniciativas como oficinas, animações e ficções, que irão ser levadas às escolas do concelho –, também os documentários de Catarina Mourão vão ser apresentados a alunos de diferentes graus de ensino. A 19 de outubro, às 10h00, o filme “Desassossego”, que leva a uma viagem através do "processo de mudança de casa", seguindo três personagens diferentes, em diferentes etapas deste processo, irá ser exibido na Escola Secundária D. Sancho I. O momento conta com a presença do crítico e programador de cinema Ricardo Vieira Lisboa.

Catarina Mourão volta a marcar presença na Escola Profissional do Instituto Nun'Alvares para contactar, de forma direta, com alunos das áreas do audiovisual e multimédia, estudantes que terão a oportunidade única de participar na masterclass dinamizada pela cineasta e que poderão assistir, ainda, ao documentário “Pelas Sombras”, obra que espelha o dia a dia de Lourdes Castro – uma das maiores artistas portuguesas da segunda metade do século XX e do início do século XXI – no seu espaço e na sua quietude, a tratar das plantas, a revisitar os seus álbuns de família, os livros de artista.

Destaque-se, ainda, que, no primeiro semestre de 2023 – nas réplicas do episódio 7 do Close-up –, serão exibidos: “Malmequer, Bem Me Quer o Diário de uma Encomenda” (2005), “À Flor da Pele” (2006), “A Toca do Lobo” (2015) e “O Mar Enrola na Areia” (2019), obras da cineasta Catarina Mourão. O Close-up decorre, de 15 a 22 de outubro, na Casa das Artes de Famalicão e conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais, com valores entre os dois e os seis euros. Mais informações disponíveis em www.closeup.pt e www.casadasartes.org.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,917,789