"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição "Arquitecto n.103", inserida no ciclo BACSARQ

A Freguesia de Santo António presta homenagem ao arquiteto Nuno Teotónio Pereira, no centenário do seu nascimento, com a exposição intitulada "O arquitecto n.103".

27 Out a 31 Dez 2022

Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna
R. Alexandre Herculano 46 r/c dt, 1269-054 Lisboa

Esta será a última exposição de 2022 integrada no ciclo BACS ARQ. da Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna, onde durante meio ano a Arquitetura foi o tema de eleição da nossa biblioteca.

Na exposição “O arquitecto n.103”, número pelo qual estava registado na Câmara Municipal de Lisboa, vão estar patentes obras icónicas e premiadas, como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o Edifício «Franjinhas», ou obras e projetos menos conhecidos do grande público, como o edifício na Avenida de Liberdade 227, ou o complexo na Rua São Filipe Nery, desde o início do processo criativo até ao desenvolvimento das peças finais de projeto.

Nuno Teotónio Pereira foi uma das mais destacadas personalidades da arquitetura nacional, impulsionando o seu trabalho com fortes convicções sociais e religiosas. Referia que procurava a verdade da construção, entre a convicção no moderno e a reconciliação com a história e memória da arquitectura popular. Enquanto funcionário público na Federação de Caixas de Previdência, onde realizou projetos de habitação económica, a sua prática foi ficando marcada pelo compromisso com o ideal coletivo e pelo serviço público, pelo empenhamento nas causas sociais, e pela intervenção na sociedade, uma dimensão pessoal e vital que incorporou na sua profissão de arquitecto.

O atelier de Nuno Teotónio Pereira distinguiu-se por produzir uma obra bastante eclética, tendo explorado algumas das principais correntes estéticas da segunda metade do século passado. De facto, Nuno Teotónio Pereira foi um impulsionador de uma verdadeira escola no seu atelier, onde os inúmeros arquitectos e colaboradores encontraram espaço para a discussão teórica, para a experimentação de métodos, materiais e soluções construtivas, para a investigação, debate de ideias e aprendizagens, num trabalho coletivo orientado pelo Arquitecto.

Os projetos apresentados foram desenvolvidos em estreita colaboração com os arquitectos que passaram pelo atelier na Rua da Alegria, entre 1951 e 1991, e construídos ou projetados dentro dos limites geográficos da Freguesia de Santo António.

 

Horário: segunda a sexta das 10h às 18h (encerra para almoço das 13h30 às 14h30)

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,953,828