"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Prémio Estação Imagem 2022 Coimbra

Numa edição marcada por um conjunto de grandes exposições sobre a guerra na Ucrânia e pela presença de James Nachtwey, o fotojornalista galego Adra Pallón é o grande vencedor da 13ª edição do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM, que distingue os melhores trabalhos de fotojornalismo.

19 Nov a 5 Fev 2023

Centro Português de Fotografia
Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, Largo Amor de Perdição, 4050-008 Porto
Preço
Entrada livre

Trata-se de uma reportagem que aborda o tema dos incêndios florestais, que este ano atingiram na Europa proporções nunca vistas. Rui Duarte Silva venceu a categoria Notícias, com uma re-portagem no cenário de guerra ucraniano.

O anúncio e entrega dos prémios teve lugar em Coimbra no final da manhã, no Teatro da Cerca de São Bernardo, numa cerimónia em que participaram o Vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Veiga, a Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, em representação do Ministro da Cultura, o presidente do júri, David Furst, e o director da Estação Imagem, Luís Vasconcelos.

Num ano marcado pela invasão do território ucraniano pelas tropas russas e pela violência dos incêndios florestais, o júri internacional premiou ainda os fotojornalistas Leonel de Castro/ As-suntos Contemporâneos, José Sarmento Matos/Vida Quotidiana, Brais Lourenzo Couto/ Ambi-ente, Alex Paganelli/Retratos, e David Tiago/Desporto. Numa edição em que o júri entendeu não haver trabalho merecedor dos prémios Foto do Ano e Arte e Espetáculos, foram ainda atribuídas três menções honrosas, duas na categoria Assuntos Contemporâneos (ambas para Adra Pallón) e a outra na categoria Vida Quotidiana, para Brais Lourenzo Couto.

A Bolsa Estação Imagem 2023 Coimbra foi desta vez atribuída ao fotojornalista André Ferreira, que se propõe desenvolver um trabalho relacionado com as consequências sociais e ambientais da actividade das minas da Panasqueira, onde à exploração de volfrâmio e urânio se segue agora o lítio.

O vencedor do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM é escolhido pelo júri de entre todos as fotoreport-agens que se candidataram nas diferentes categorias. Podem ser submetidos a concurso trabal-hos de fotojornalista de Portugal, países africanos de expressão portuguesa e da Galiza, ou que trabalhem nestes mesmos territórios.

Presidido por David Furst, o júri desta 13ª edição do PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM teve ainda a participação de Newsha Tavakolian e de Daniel Berehulak, que reuniram em Coimbra durante três dias para decidirem a atribuição dos prémios. A par da “diversidade de temáticas e da grande qualidade geral dos trabalhos apresentados”, destacam também “histórias que revelam um ambiente de grande proximidade, quase intimidade, a revelar um trabalho profundo e con-tinuado dos fotojornalistas”, como referiu David Furst.

Único na Península Ibérica e um dos raros que se realizam em todo o mundo focados na report-agem fotojornalística, esta é a quinta edição consecutiva que a cidade de Coimbra acolheu o PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM e o festival de fotografia que lhe está associado, numa organiza-ção conjunta da Câmara Municipal e da Associação Estação Imagem.

Trabalhos vencedores em www.estacao-imagem.com
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,191,536