"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Daniel Berehulak / O inverno vermelho de Bucha

Reportagem fotográfica de Daniel Berehulak que passou várias semanas documentando os crimes de guerra em Bucha. Berehulak é um multipremiado fotojornalista: dois prémios Pulitzer, seis world Press Photo, dois Photographer Of the Year da Pictures of the Year International, entre outros. Colaborador regular do The New York Times

19 Nov a 5 Fev 2023

Centro Português de Fotografia
Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, Largo Amor de Perdição, 4050-008 Porto
Preço
Entrada livre
 
Daniel Berehulak passou várias semanas a documentar crimes de guerra em Bucha, um subúrbio perto de Kiev ocupado por tropas russas durante várias semanas. Aqui, e perante a resistência cerrada dos soldados e voluntários ucranianos, o exército russo enveredou por uma campanha de terror e vingança.

Mais tarde, após o recuo do exército russo já desmoralizado e derrotado, todo um cenário de terror e de desolação começa a desvelar-se: corpos de civis espalhados pelas ruas, nos quintais, em porões, em salas de estar. Alguns com tiros na cabeça, outros com as mãos amarradas às costas; os sinais de tortura nem sempre eram evidentes, nem tão-pouco as cicatrizes deixadas naqueles que sobreviveram.

Este projecto documenta as consequências de um mês de terror em Bucha. Ainda assim, a morte e a destruição não foi o pior que os ocupantes russos deixaram para trás.

DANIEL BEREHULAK
Fotojornalista premiado e residente na Cidade do México.
Nascido no seio de uma família de refugiados ucranianos, Berehulak cresceu numa quinta nos arredores de Sydney, na Austrália. Em 2002, começou a trabalhar como freelancer para a Getty Images em Sydney, fotografando sobretudo eventos desportivos. Esteve em mais de 60 países para cobrir alguns dos momentos fulcrais da história recente, tais como a guerra no Iraque, o julgamento de Saddam Hussein, as eleições na Índia e no Afeganistão, e o regresso de Benazir Bhutto ao Paquistão. Documentou também os difíceis rescaldos do grande tsunami no Japão e do desastre de Chernobyl. O seu trabalho tem sido amplamente reconhecido, contando já com dois prémios Pulitzer, seis prémios World Press Photo, dois prémios de Fotografia do Ano pela Pictures of the Year International, bem como os prestigiados prémios John Faber, Olivier Rebbot e Feature Photography pelo Overseas Press Club. Colabora regularmente com o The New York Times e é membro da agência MAPS.
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,899,385