"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Apresentação da Atlântida – Revista de Cultura 2022

Fazendo jus à matriz universalista, cosmopolita e eclética da revista Atlântida, editada pelo Instituto Açoriano de Cultura (IAC), desde 1950, dedicamos o número de 2022 ao Mar. Mar entendido aqui quer num sentido mais restrito, quer num sentido global.

10 Dez 2022  |  15h00

Museu Carlos Machado - Núcleo de Santa Bárbara
R. dos Manaias, 9500-104 Ponta Delgada
Preço
Entrada livre
 
Para nos ajudar neste ciclópico desafio, contamos com a colaboração de Camila Maissune e Paulo Arraiano (artes e literatura); Avelino de Freitas de Meneses (ciências sociais); João Pedro Barreiros (ciências exatas) e Cláudia Ferreira Faria (parceria com a revista Islenha), que aceitaram o convite do IAC para a coordenação das secções que compõem o tomo LXVII da revista Atlântida.

Mais de seis centenas de páginas, com uma plêiade de colaboradores nacionais e estrangeiros que olham para o mar de diferentes perspetivas, quer do ponto de vista das ciências políticas e jurídicas, quer do ponto de vista da geodiversidade, quer do ponto de vista da criação e da problematização do tema e das matérias que com ele se correlacionam. Tudo numa revista profusamente ilustrada, com design de primeira qualidade.

Esperamos que este número, além da marca universalista dos Açores e da Madeira, contribua para a reflexão de quantos entendem o mundo como um todo composto por diferentes partes, onde, tal como na orografia, não há uniformidade e onde a riqueza e a beleza moram precisamente na diversidade. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,179,143