"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso Breve | Leitura d'Os Lusíadas em quatro episódios

Leitura partilhada d’Os Lusíadas, nos 450 anos da publicação da epopeia (1572-2022), explorando temas centrais da inventiva poética de Luís de Camões: a mitologia grega e romana em auxílio dos portugueses, a crítica política da expansão, a exaltação lírica do amor contra a cobiça, a ciência do mundo e a ilusão das profecias.

Gravura de "Os Lusíadas, poema épico de Luís de Camões" (pormenor). Paris, 1817 (BPMP RES-XIX-C-54)

9 Jan a 30 Jan 2023

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Rua de D. Manuel II - Jardins do Palácio de Cristal - 4050-239 Porto


A leitura partirá de episódios significativos, que constituem outras tantas chaves de acesso à leitura da totalidade da obra-prima de Luís de Camões e da literatura portuguesa:

1ª sessão
O concílio dos deuses e o destino dos portugueses (canto I)

2ª sessão
O Velho do Restelo e a política de expansão (canto IV)

3ª sessão
A ilha de Vénus e a metamorfose pelo Amor (canto IX)

4ª sessão
A máquina do mundo e o futuro de Portugal (canto X).

José Francisco Meirinhos é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Diretor do Departamento de Filosofia. É autor ou editor de artigos e de várias obras individuais e coletivas, principalmente sobre Filosofia Medieval e do início da Idade Moderna, alguns dos quais sobre a influência da filosofia em outros domínios do conhecimento, ou sobre as primeiras obras filosóficas em português. É nesse cruzamento de interesses que procura ler os Lusíadas, que tiveram a sua primeira edição em 1572.

SEG 9, 16, 23, 30 JAN 18H—20H (4 sessões)

Inscrições
Até 6 de janeiro, valor de 7€ ou 3€ para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto e cartão Porto.
Limitado à lotação do auditório.
+351 225193480
bmp@cm-porto.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,144,745