"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente promove workshop de Aguarela

A água, os brancos do papel, a cor, a luz, o contraste e o desfoque: os fundamentos da pintura em aguarela para explorar em duas sessões de exercícios práticos.

4 Fev a 11 Fev 2023

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Sendo uma técnica bastante volátil, a aguarela torna-se difícil de trabalhar, com resultados potencialmente frustrantes e desanimadores. Neste workshop propomos voltar às bases e desvendar o segredo para se pintar a aguarela, incluindo a importância de elementos como a água, o branco do papel, o contraste e o desfoque. Após um enquadramento histórico da aguarela, apresentaremos os materiais necessários e faremos uma breve introdução à cor, acompanhada de pequenas demonstrações.

A aguarela tem regras e temos que pensar antes de pintar. Os participantes irão fazer exercícios de:

COR | Começar por pintar o diagrama das cores; Cores primárias, secundárias e complementares.

ÁGUA | Exercícios de controle de água com aplicação dessas cores; Exercício de desfoque.

LUZ | Exercícios claro (escuro contraste), pintar a seco, brancos do papel.

Os participantes irão executar uma ou mais imagens à escolha, pintando o mais possível, por forma a maximizar o lado prático desta experiência. No final do workshop, terão realizado várias aguarelas, o que será certamente motivo de grande orgulho e conquista.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Pedro Salvador Mendes é um ilustrador, com formação em desenho, pintura e comunicação visual. É membro do Grupo de amigos da Gorongosa, (GAG) Moçambique, e do Grupo do Risco. É o autor de Sabu – o Tigre pintor, que escreveu e ilustrou bem como o lince Lineu. Já foi convidado a pintar na Polónia e Luxemburgo e a participar numa exposição de aguarelas em Roma. A sua maior ambição é poder dar forma e ilustrar grandes ideias, de preferência ligadas à natureza e à educação ambiental.

DATAS Sábados | 4 e 11 fevereiro
HORAS 10.00 às 17.00
PÚBLICO ALVO M/16 anos [idade indicativa]
PARTICIPANTES Mín. 6, máx. 10
NOTA Esta atividade está esgotada. Em breve agendaremos novas edições. Caso tenha interesse em ser notificado/a das mesmas, envie-nos um e-mail para o endereço cursos.conferencias@foriente.pt com indicação da atividade pretendida.
PREÇO €130 [inclui materiais]

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,181,049