"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Viagem fotográfica pelos Aquedutos de Portugal no Museu de Portimão

As fotografias que integram a mostra resultam do levantamento fotográfico, iniciado em 2007, pelo museólogo Pedro Inácio.

Aqueduto da Amoreira, Elvas

28 Jan a 26 Mar 2023

Museu de Portimão
Rua D. Carlos I, Zona Ribeirinha, 8500–607 Portimão


Trata-se de trabalho de investigação que culminou com a edição do livro "Património Cultural da Água-Roteiro de Aquedutos" editado, em 2021, pela Câmara Municipal de Mafra e apoiado, institucionalmente, pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Museu da Água da EPAL.

A maioria destes antigos sistemas de abastecimento de água gravítico remontam aos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Entre os aquedutos selecionados, além do aqueduto de Conímbriga, construído durante o Império Romano, no século I d.C., podem-se observar algumas obras hidráulicas classificadas como Património Mundial (nomeadamente em Elvas, Évora, Mafra e Tomar).

Através das fotografias de Pedro Inácio, percorremos um dos mais relevantes testemunhos de nosso património histórico e cultural, sublinhando a importância destes antigos e milenares monumentos hidráulicos para a humanidade, ao longo dos tempos, num diálogo permanente entre água e património.

De referir que, os aquedutos constituem uma herança cultural importante, que testemunha o esforço e o engenho humano na construção de equipamentos para o abastecimento de água - elemento essencial à vida. A sua preservação e divulgação, permite não só a valorização de várias regiões do país nos seus aspetos paisagísticos, culturais e turísticos, como também presta uma homenagem ao esforço humano que se encontra traduzido em diferentes soluções encontradas para abastecer as populações de água.

Pedro Inácio nasceu em Lisboa e é licenciado em Ciências Históricas e tem o Curso de Mestrado em Museologia e Património. É Museólogo e Conservador do Museu da Água da EPAL. Tem diversos livros editados, resultantes do seu trabalho de investigação na área do Património Cultural da Água.

A mostra pode ser visitada até 26 de março próximo no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00; de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,702