"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Fonte da Raiva

Inspirado em Danças a um Deus Pagão, de Brian Friel, o texto original de Fonte da Raiva é constituído por cenas curtas intercaladas pela intervenção da narradora dirigindo-se diretamente ao público.

1 Fev a 12 Fev 2023

São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

quarta a sábado, 20h; domingo, 17h30
Sala Luis Miguel Sintra

Amélia, uma mulher filha de mãe branca e pai negro, regressa às ruínas da casa onde nasceu, em Fonte da Raiva, uma das aldeias mais pobres de Portugal, e evoca memórias do verão de 1962, o verão de todas as mudanças. O império português, desde a queda de Goa, o assalto ao Santa Maria e o início da guerra colonial, iniciara a sua lenta agonia, no ano anterior. Em Portugal continental, a emigração em massa e o recrutamento de homens para a guerra, faz com que o trabalho nas fábricas seja assegurado maioritariamente por mulheres…

Inspirado em Danças a um Deus Pagão, de Brian Friel, o texto original de Fonte da Raiva é constituído por cenas curtas intercaladas pela intervenção da narradora dirigindo-se diretamente ao público. Presente e passado convivem, numa tentativa de refazer memórias felizes que escondiam tempos sombrios.

Récita c/ Língua Gestual Portuguesa: 12 fevereiro, domingo, 17h30
Récitas c/ audiodescrição: 10 e 12 fevereiro, sexta, 20h, e domingo, 17h30.


TEXTO E ENCENAÇÃO Cucha Carvalheiro 
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO Miguel Sopas 
CENOGRAFIA E FIGURINOS Ana Vaz e Pedro Jardim 
DESENHO DE LUZ Cristina Piedade 
DIREÇÃO MUSICAL Madalena Palmeirim 
INTÉRPRETES Bruno Huca, Cucha Carvalheiro, Inês Rosado, Joana Campelo, Júlia Valente, Leonor Buescu, Luís Gaspar, Sandra Faleiro 
APOIO AO MOVIMENTO Bruno Huca 
EXECUÇÃO DE CENÁRIO Pedro Jardim 
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Rita Faustino 
PRODUÇÃO EXECUTIVA Mariana Dixe 
AGRADECIMENTOS José Manuel Pureza, Maria Gonzaga 
COPRODUÇÃO Causas Comuns, RTP e São Luiz Teatro Municipal /// Causas Comuns é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes e é membro da Performart – Associação para as Artes Performativas em Portugal

 

DURAÇÃO 1h40 aprox
CLASSIFICAÇÃO M/12
PREÇO €12 a €15 com descontos
» Comprar bilhetes
Este espetáculo será gravado pela RTP para transmissão futura.

 

Fonte: AgendaLX
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,962,944