"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Engate" de André Niemeyer

Primeira exposição individual de André Niemeyer, em Portugal.

26 Jan a 11 Fev 2023

Passevite
R. Maria da Fonte 54A, 1170-217 Lisboa

Há cidades invisíveis que existem entre muros, por trás de arbustos, monumentos e ruínas. Afetos que se encontram e desencontram, amores e temores que vivem por um segundo. Linguagens silenciosas. Trocas de símbolos e fluidos. Mentiras sinceras de olhares que se buscam. Não só por encontrar um semelhante, mas à procura de si mesmo. Desse espaço ansioso de sentimentos fugidios fala a mostra “Engate” de André Niemeyer, sua primeira individual em Portugal.

Ao serem negadas as suas expressões de gênero, afeto e sexualidade; aos homens gays coube criar seus próprios lugares e métodos de liberdade. Cravos negros e bandanas coloridas. Ora Éden, ora Sodoma. Frutos vermelhos e estátuas de sal. Santuários selvagens de animais noturnos. Somente a eles é franqueado acesso a essa confraria secreta.

Cruising, pegação, aquendação. Aterro do Flamengo, Parque das Nações. Seus nomes e locais são distintos, mas há cheiros em olhares e palavras em toques que perpassam a tensão sexual de homens anônimos no escuro. Aqui, Niemeyer parece um certo pintor romântico adentrando uma floresta escura e fascinado pela sua sedução perigosa.

O artista fala da vivência erótica nesses espaços caminhando sempre de mãos dadas com seu eu-lírico. Eles se embrenham no escuro e tornam-se imundos, imbuídos de mundo. Das vivências que ele pode oferecer e dos olhares perdidos que se esgueiram. Como seres silvestres, tecem seus complexos sistemas codificados. Mãos retesas, panejamentos clássicos caídos sobre os pés, vidros vazios de uma alquimia sexual guardada apenas pelos conhecedores dos seus segredos. Um ambiente furtivo em que “o amor não é o tempo, nem é o tempo que o faz”*.

*Trecho da “Canção do Engate” (1984) de António Variações.

Felippe Moraes
Janeiro 2023

Horário: Terça a sábado, das 15h às 20h

+ Info

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,102,675