"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Isto é Carnaval!

O Carnaval é o mote para um pequeno ciclo de dois dias que exibe três filmes.

10 Fev a 11 Fev 2023

Prosa - Plataforma Cultural
R. Alves Torgo 8, 1000-033 Lisboa

Os nossos ancestrais não temiam o inverno porque tinham os olhos postos no Carnaval. Não o Carnaval mainstream brasileiro, mas o Carnaval no sentido etnográfico e ritualístico: Entre o Domingo-Gordo e a Terça-Feira de Carnaval, estão três dias exclusivamente dedicados aos excessos – comer em excesso, beber em excesso, conhecer novos parceiros amorosos (e fazer “você sabe o quê”), saltar fogueiras noite adentro e entre outras peripécias que só são permitidas – e automaticamente perdoadas – nesta altura. Mais importante ainda é o calor que retorna, devagarinho, ao Hemisfério Norte a seguir ao Carnaval. Portanto, servem também as festividades do Carnaval como rituais de fertilidade – afinal de contas, é a abertura para a Primavera, a estação do retorno da vida.

Programa:

10 fevereiro
19h30
A PELE DO DIABO
De Zé Maria Mendonça e Moura Curta-metragem | 2019 | 5,10 min. | M/16
Um documentário sobre os Caretos de Podence e os seus rituais de fertilidade.

19h45
THE WICKER MAN (O Sacrifício)
De Robin Hardy 1973 | 87 min. | M/16
Um puritano sargento da polícia procura numa vila, de uma ilha escocesa, uma rapariga desaparecida, que os pagãos afirmam nunca ter existido.

11 fevereiro
MIDSOMMAR (Midsommar – O Ritual)
De Ari Aster 2019 | 171 min. | M/16
Um casal viaja para o norte da Europa para visitar o lendário festival de verão sueco de uma cidade rural. O que começa como um retiro idílico rapidamente se transforma em uma competição cada vez mais violenta e bizarra nas mãos de um culto pagão.

Sala condicionada ao máximo de 24 espectadores

+ Info: prosa@prosacultural.org

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,106,981