"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Outros Celtas. Celtismo, modernidade e música global em Portugal e Espanha

Resultado de uma colaboração inédita entre etnomusicólogos e antropólogos de Portugal e Espanha, este livro articula o imaginário celta com a música, as políticas de identidade e de desenvolvimento local, a europeização, os intercâmbios transnacionais, e a reconfiguração, mercadorização e mediatização das músicas locais. Mais informações

7 Fev 2023  |  18h00

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
Numa colaboração inédita entre etnomusicólogos e antropólogos de Portugal e de Espanha, este livro articula o imaginário celta com a música, as políticas de identidade e de desenvolvimento local, a europeização, os intercâmbios transnacionais, e a reconfi­guração, mercadorização e mediatização das músicas locais.

A gaita-de-fole e as bandas de gaitas ocupam um lugar central na construção das identidades regionais e na identificação com o «celta». Para isso têm contribuído os festivais e outras celebrações, que são aqui analisados enquanto configuradores de um celticscape global, com novos públicos e mercados para músicos neste campo de produção criativa.

Os autores percorrem ainda as atuais evocações do passado ali­cerçadas na música e no imaginário celtas: ficções, performances, rituais e iniciativas pedagógicas.

A obra será apresentada por Jorge Castro Ribeiro (Universidade de Aveiro) e a sessão conta com a presença de Paulo Marinho que executará 3 peças musicais em gaita-de-fole.

Sobre os editores

Salwa El-Shawan Castelo-Branco é profes­sora catedrática emérita de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, fundou e diri­giu o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança NOVA FCSH (1995-2020). Foi presidente do International Council for Traditional Music (2013-2021). Doutora em Etnomusicologia pela Columbia University (1980), levou a cabo trabalho de ter­reno e de arquivo em Portugal, Galiza, Egipto e Omã.

Susana Moreno-Fernández é professora titu­lar da Universidad de Valladolid e membro da direcção da SIBE-Sociedad de Etnomusicolo­gía e da SEdeM-Sociedad Española de Musi­cología. Doutora em Musicologia com uma especialidade em Etnomusicologia pela Uni­versidad de Valladolid (2006), foi investigadora pós-doutoral no Instituto de Etnomusicologia da NOVA FCSH (2007?2010).

António Medeiros é professor auxiliar no Departamento de Antropologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador sénior do CEI-IUL. Doutorou-se em Antropo­logia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2003).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,373