"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

"Cinco Formas de Morrer de Amor" no Teatro Municipal de Portimão

A soprano Catarina Molder leva no próximo dia 11 de fevereiro a Portimão, uma ópera na qual dá corpo e voz a cinco mulheres muito diferentes, mas unidas pelo mesmo destino.

© Susana Neves © Susana Neves © Susana Neves

11 Fev 2023  |  21h00

Tempo - Teatro Municipal de Portimão
Largo 1.º de Dezembro, 8500-538 Portimão
Preço
20.00€

“Cinco Formas de Morrer de Amor”, que se assume como espetáculo operático, é uma produção Ópera do Castelo, em coprodução com o Teatro Nacional de São João, sendo encenado por Lígia Roque e interpretado por Catarina Molder, que se fará acompanhar em palco pelo Quarteto Ensemble MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa), num espetáculo músico-cénico de ópera contemporânea com sonoridades desde o pós-Romantismo de Ernest Chausson à música pop dos Clã.

A peça questiona a condição de se ser mulher – tantas vezes educadas para serem perfeitas – e acaba também por ser uma metáfora do próprio sofrimento a que o artista é sujeito em palco.

Segundo a sinopse, “para uma mulher, a defesa dos seus direitos e? inevita?vel; na?o e? suficiente para construir um objeto arti?stico, mas serve de inspirac?a?o e mote; quem morre mais de amor ou quem se sacrifica mais por amor na o?pera, na literatura e na vida sa?o mulheres; elas expiam os males do mundo”.

O espetáculo, que traça o percurso de uma mulher que morre continuamente de amor até à exaustão suprema, tem a particularidade de fugir ao repertório que se poderia esperar de uma ópera mais tradicional, variando as sonoridades ao longo de uma hora, desde a obra “Lady MacBeth von Mzensk”, de Shostakovich, até ao tema “Competência para Amar”, dos Clã.

A abertura é feita com “Chanson Perpétuelle”, de Ernest Chausson, passando depois pela composição “Serei só eu”, de António Chagas Rosa a partir de um excerto de Richard Wagner, e inclui ainda uma versão inédita da “Virgem Louca”, de Rimbaud, reinterpretada por Luís Soldado.

Os ingressos custam 20 euros e podem ser adquiridos online em https://tempo.bol.pt ou na bilheteira do TEMPO, de terça-feira a sábado entre as 13h00 e as 18h00, e na noite do espetáculo até às 21h00.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,909,941