"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Orquestra Clássica do Sul - concerto de apresentação do novo maestro titular

Para o seu primeiro concerto enquanto maestro titular, Martim Sousa Tavares propõe um programa que contém algumas das principais linhas daquilo que será a orientação artística e musical da Orquestra Clássica do Sul para o próximo triénio.

Martim Sousa Tavares

5 Fev 2023  |  18h00

Teatro das Figuras
Rua João de Brito Vargas, 8005-518 Faro

Em primeiro lugar, o maestro pretende que a OCS se relacione com o seu tempo, o seu espaço e a sua comunidade. Essa visão tem estado presente desde janeiro de 2023, com os programas de concerto escolhidos para abrir o ano, para o Concerto de Reis ou na música de câmara, sendo evidente a diversidade e equidade entre autores cuja música passamos agora a descobrir e relembrar.

É nesta perspetiva que o concerto se abre com The Unanswered Question de Charles Ives, uma das obras mais paradigmáticas e profundas do modernismo, daquelas que nunca perdem a sua validade. Uma partitura que nos faz questionar o estado das coisas, tal como a arte pode e sabe fazer tão bem.

De seguida, sem interrupções, a música de Ives irá transformar-se na Fantasia on a Theme by Thomas Tallis do britânico Ralph Vaughan Williams. Aqui, a mensagem é outra. Trata-se da importância de preservar a ligação ao passado, mantendo vivas as tradições através dum olhar fresco. Nos próximos anos, a OCS irá caracterizar-se por uma relação orgânica com a música de todos os tempos, trazendo uma abordagem renovada para aquilo que, para outras orquestras, poderá ser rotineiro e mais do mesmo. No fundo, "ver novas todas as coisas", como disse Inácio de Loyola, e como fez Vaughan Williams ao transformar esta música com quase 500 anos de vida em algo novo e surpreendente, que ouvimos sempre como se fosse a primeira vez.

Por fim, a celebração. Porque a música também é um ritual de encontro e ver uma orquestra ao vivo deve ser motivo de júbilo. A obra escolhida para o efeito é a quarta sinfonia de Beethoven, música de excelência que atravessa os mais variados estados da psique humana, conduzindo os ouvintes numa viagem que terminará animada pelo virtuosismo dos músicos da OCS, que são, a toda a hora, os principais personagens da história de excelência que a OCS vem contando há mais de 20 anos.

 

Programa

CHARLES IVES (1874-1954)
The Unanswered Question (A pergunta sem resposta)

RALPH VAUGHAN WILLIAMS (1872-1958)
Fantasia on a theme by Thomas Tallis (Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis)

(Intervalo)

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Sinfonia nº 4 em si bemol maior, Op. 60

 


  

Duração: 60 minutos

Orquestra Clássica do Sul
Martim Sousa Tavares, Maestro Titular

Bilhetes: 10€ > www.bol.pt

Informações: T: 289 888 100

Organização: Orquestra Clássica do Sul e Teatro das Figuras


Fonte: Orquestra Clássica do Sul
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,918,186