"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Infantil

Encontros

Encontro Internacional de Contadores leva narradores de cinco países a Leiria e Santarém

Narradores de Angola, Argentina, Espanha, Itália e Portugal participam na edição de 2023 do Encontro Internacional de Contadores de Histórias, que decorre de segunda-feira a dia 11 nos distritos de Leiria e de Santarém.

6 Fev a 11 Fev 2023

Leiria, Marinha Grande, Batalha e Santarém

6 a 10 - escolas e associações (Leiria, Marinha Grande, Batalha e Santarém)
10 - Espaço Nariz / Recreio dos Artistas (Leiria)
11 - Teatro Miguel Franco (Leiria)


Iniciativa do grupo de teatro “O Nariz”, de Leiria, o encontro promove expressões orais de transmissão de conhecimento enquanto “veículo de agregação cultural”, explicou a organização.

“Apostámos desde sempre neste caminho”, avançou o grupo, que, desde 2003, promove sessões de histórias com contadores locais, nacionais e internacionais.

“Ano após ano demos voz a diversas narrativas e à nossa cultura imaterial, sendo os contadores de histórias e narradores orais envolvidos os mediadores fundamentais na passagem de conhecimento, proporcionando ao público – de diversas idades – momentos de cultura e de lazer”, explicou o grupo em nota enviada à agência Lusa.

Essa aposta ganhou em 2017 a forma de Encontro Internacional de Contadores de Histórias e Narrativas Orais, que regressa este ano para continuar a propagar esse património oral.

Para essa missão foram convocados a italiana Antonella Gilardi, o espanhol Celso Fernández Sanmartín, o argentino Rodolfo Castro, a angolana Patrícia Amaral e os portugueses Carlos Marques, Jorge Serafim e Cristina Taquelim.

De segunda-feira a dia 10, as sessões chegam a escolas dos concelhos da Batalha, Marinha Grande e Leiria, e também a Santarém. Ao todo, entre turmas do pré-escolar até ao secundário, passando também por instituições de solidariedade social, estas histórias vão chegar a quase dois mil alunos, avançou “O Nariz”.

Nos dias 10 e 11, em Leiria, há narração de contos para o público em geral, primeiro na sede do grupo de teatro e no dia seguinte no Teatro Miguel Franco.

“O Nariz” acredita que “os adágios, contos tradicionais, trava línguas, narrativas e todas as formas de expressar memórias e mensagens” se podem transformar “numa reflexão para cada ouvinte”.

Para o grupo de teatro, esta é uma forma de contribuir para “combater a iliteracia, compreender o mundo e desenvolver o espírito crítico”.


Lusa | 2 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,887,134