"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

64º PubhD de Lisboa: Nanobiotecnologia e Ciências Sociais

O desenvolvimento de nanosensores para medicina de precisão, e estratégias de resistência e sobrevivência em comunidades marginalizadas, serão os temas em conversa a 8 de fevereiro no Má Língua, às 19h30.

8 Fev 2023  |  19h30

Má Língua
Rua da Senhora do Monte, 1C, 1170-358 Lisboa (à Graça)
Preço
Entrada livre
O PubhD de Lisboa reúne investigadores de doutoramento numa conversa informal, para explicarem a sua investigação em linguagem acessível e responderem a perguntas. Cada apresentação terá a duração de 10 minutos, seguida de 25 minutos para perguntas.

> Temas e oradores

Rui Oliveira-Silva (Nanobiotecnologia) está a desenvolver sensores extremamente pequenos (nanosensores), como se fossem espiões, de maneira a recolher informação sobre determinada condição de um potencial paciente, e assim providenciar a oportunidade de optar por uma estratégia de tratamentos educada.
A informação recolhida pelos sensores ajudará nas decisões médicas, na eficiência da terapia e até a minimizar os seus efeitos secundários, numa lógica de medicina precisão.
O Rui concluiu recentemente o seu doutoramento no Instituto de Bioengenharia e Biociências (IBB) do Instituto Superior Técnico e na Eindhoven University of Technology (TU/e). A sua tese pode ser consultada até 16 de fevereiro aqui.

Daniela Ayoub (Ciências Sociais) analisa as estratégias de resistência e sobrevivência em comunidades marginalizadas no contexto da utilização de sistemas de vigilância. Em concreto, a Daniela estuda comunidades de Newark (estado de Nova Jérsia, nos EUA), desde as revoltas de 1967 até à fase pós-pandémica de 2022. Neste trabalho, aborda questões de classe, raciais e de género à luz da crescente penetração das tecnologias de vigilância.

A Daniela é investigadora de doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Sendo uma iniciativa sem financiamento, agradecemos o contributo de €0,50 a €1 por cada pessoa da assistência para as bebidas dos oradores. Afinal, se alguém lhe explicasse coisas fascinantes num bar, não lhe pagava uma bebida?

Se quiser estar sempre a par dos próximos eventos do PubhD de Lisboasubscreva a nossa mailing list (apenas um e-mail por mês). Siga-nos também no FacebookTwitter e Instagram.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,168,068