"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Restaurar o Património, Preservar a Memória

No Museu do Abade de Baçal, em Bragança, uma exposição que é o primeiro passo para dar a conhecer obras escondidas nas reservas e lançar uma campanha de angariação de fundos para restauro.

4 Fev 2023  |  16h30

Museu Abade de Baçal
R. Abílio Beça 27, 5300-011 Bragança

O Museu do Abade de Baçal guarda nas suas reservas um conjunto extraordinário de obras menos conhecidas ou pouco consideradas das suas coleções e que correm o risco de se perder. Exemplo disso é a obra Circuncisão, uma importante pintura a óleo sobre madeira do século XVI (que julgamos próxima da oficina de Grão Vasco), a que se associa uma criteriosa seleção de outros objetos das mais diversas tipologias.

É propósito desta exposição, sublinhar não apenas a incontestada importância histórica, artística e estética destes objetos, apresentados aqui com as suas múltiplas lacunas e vulnerabilidades, mas, sobretudo, alertar para a urgência da sua recuperação e valorização, assim como do seu estudo / investigação e divulgação.

Ancorada a um modelo de gestão participada de salvaguarda do património, o MAB inicia, assim, e à semelhança de outros museus, uma campanha de sensibilização e angariação de fundos, que privilegia o diálogo e a interação com a comunidade, bem como a necessidade do envolvimento e contributo de todos (particulares e empresas) para que sejam possíveis as intervenções de conservação e restauro.

Todas as atividades inerentes a esta campanha, que desejamos participada, poderão ser posteriormente acompanhadas através do website do museu.

 

Produção: Museu do Abade de Baçal / Direção Regional de Cultura do Norte 

Curadoria: Georgina Pessoa e Jorge da Costa 

Coordenação: Amândio Felício 

Design Gráfico e Comunicação: Margarida Gil Pires 

Secretariado: Ana Brilhante 

Montagem: Amável Antão, Carolina Cordeiro, Margarida Leal e Sílvia Ferreira 

Serviço Educativo: Ana Pereira

+ info: museuabadebacal.gov.pt
  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,168,222