Literatura
MANIFESTUM arte de dizer | 6.ª edição
De 15 a 23 de novembro, em vários locais de Valongo e Ermesinde, celebrando os 50 Anos da Democracia Local. Um festival com palavra.
13 Nov a 23 Nov 2024
No ano em que se assinala em Portugal o cinquentenário da Liberdade, o MANIFESTUM arte de dizer tem o tamanho do sonho: 10 meses de atividades diversas, entre laboratórios, performances, espetáculos, conversas e leituras, que culminam na programação principal, apresentada de 15 a 23 de novembro.
Fazendo de Valongo a casa da palavra, o MANIFESTUM apresenta este ano José Cid e os Poetas, com o músico ao piano e os convidados Aurelino Costa e José Machado Lopes nas palavras, num espetáculo único e intimista, que celebra a união da música e da poesia (15 NOV, Fórum Cultural de Ermesinde). No tempo em que os animais falavam… temos poemas, ditos por Isaque Ferreira, que falam de uma liberdade cheia de sentido(s), sobre a ilustração de Constança Amador e os lugares sonoros de Marco Figueiredo, Ana Madalena Ribeiro e Rodrigo Brito (22 NOV, Fórum Cultural Vallis Longus). Ainda entre os destaques desta 6.ª edição, apresenta-se Ficheiros Secretos, um espetáculo inédito de Luís Osório com convidados, inspirado no seu livro homónimo, conduzindo o público numa viagem pela história recente de Portugal, uma experiência intensa que paira sobre a morte, mas sem nunca deixar de acreditar na vida (23 NOV, Fórum Cultural de Ermesinde).
O MANIFESTUM traz a Valongo e Ermesinde as habituais apresentações finais dos laboratórios Há Palavras Que Nos Beijam, coordenado por Ana Celeste Ferreira, com Ricardo Caló, tendo a escritora, poetisa e argumentista Filipa Leal como convidada especial (17 NOV, Fórum Cultural de Ermesinde); Ver Longo, dirigido por Nelson D’Aires, acompanhado por Marco Figueiredo ao piano (16 NOV, Fórum Cultural Vallis Longus); e Poesia Vai à Feira, orientado por Rui Spranger, com João Rios e o grupo ASA – Acreditamos em Seniores Ativos (22 e 23 NOV, feiras de Ermesinde e Valongo).
Desde 2019, no MANIFESTUM arte de dizer há sempre espaço para o Benefício da Dúvida. A edição de 2024 celebra as palavras em duas sessões vizinhas e ao mais alto nível: juiz jubilado, ex-ministro, Doutor Honoris Causa e agora escritor Álvaro Laborinho Lúcio e a autora de livros para gente do tamanho do mundo Mariana Jones inauguram estes insólitos diálogos; a seguir Capicua, rapper, socióloga de formação, escritora, cronista, e o jornalista, comunicador e escritor Luís Osório, acendem o vigor de nova conversa. A moderar este par de encontros, como é hábito, está o jornalista-cantor Miguel Ribeiro. A melhor tarde de 23 de novembro é, com entrada livre, na Biblioteca Municipal de Valongo.
>> Programa completo