Literatura
Lançamento do livro "No Salgueiral" de Jorge Justino
Este romance envolve-nos numa trama ficcional, com laivos de contacto com a realidade, que nos enredam e nos motivam sentimentos.

19 Jul 2025 | 15h30
A vida dos três personagens, gémeos, é-nos auto-narrada, entrecortada por momentos de divagação sobre saberes que cada um deles cultivou, dando a perceber a existência de subtis sintomas que prenunciam alguns dos males do nosso tempo, através dos seus sucessos e perdas, em cenários de desagregação que as levam a manifestar a sua nostalgia de um tempo de segurança, de despreocupação e de alguma abundância experimentadas "No Salgueiral", a casa de família a que regressam com alguma regularidade, sobretudo em momentos festivos e de comemoração, como o Natal ou a data dos seus aniversários.
É a poesia que se sente entre o momento da juventude, na propriedade, em que se cultiva, mas também se criam touros, e um momento de retorno, sempre o retorno, que traz o pulsar de memórias, sentimentos, mas também de vida.
Autor
Jorge Justino, iniciou a sua formação secundária, do 1.º ao 7.º ano, no Liceu Nacional de Santarém, atual Escola Secundária Sá da Bandeira.
Professor Coordenador Principal Jubilado da Escola Superior Agrária de Santarém, Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico – Universidade Técnica de Lisboa, em cooperação com a Universidade de Manchester, U.K., que frequentou durante cerca de dois anos, com Agregação em Química Alimentar pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Foi Vice-Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Professor Coordenador Principal e Diretor da Escola Superior Agrária de Santarém e presentemente jubilou-se como Presidente do Instituto Politécnico de Santarém (no final do seu 5.º mandato) e como membro do CCISP.
Áreas de investigação: polimerização, química alimentar, valorização de recursos naturais e qualidade de vida, plantas medicinais, alimentos funcionais, atividades biologicas e estudos de toxicidade.
Foi membro de quatro redes científicas europeias e autor de vários artigos, conferencista, investigador em diversos projetos científicos e detém varias patentes na sua área de investigação.
Tem sido distinguido com várias homenagens e menções honrosas nas áreas Científica, Cultural e de Desenvolvimento.
Presentemente integra o Conselho Cientifico da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarem, como investigador convidado, o Conselho Estratégico da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém e a Assembleia de Investigadores de Centro de Investigação Professor Doutor Verissimo Serrão.