Festivais
3ª Edição do Utopia Braga
Com 10 dias dedicados à literatura, Abdulrazak Gurnah, Mia Couto, Alice Kellen, Ricardo Araújo Pereira, Gonçalo M. Tavares, e a estreia da peça de Toletino Mendonça com interpretação de Albano Jerónimo, são alguns dos destaques da 3ª edição do Festival Literário Utopia, em Braga.
14 Nov a 23 Nov 2025
De 14 a 23 de novembro, o Festival Literário Utopia está de volta à cidade de Braga para fortalecer a relação da cidade com a arte, promovendo o diálogo entre a literatura, o teatro, o documentário e a música. Com novos nomes, formatos e palcos, a iniciativa arranca já esta sexta-feira com a sessão de inauguração, com lugar no Auditório do Espaço Vita pelas 21h00, a ser protagonizada por Abdulrazak Gurnah, vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2021. O autor premiado volta a marcar presença no dia seguinte, a 15 de novembro, para uma sessão conjunta com Mia Couto.
O primeiro fim de semana de Utopia reserva ainda duas estreias: a peça de teatro “Sala de Jantar” (15 de novembro, 21h30, na Capela Imaculada do Espaço Vita), com texto de José Tolentino Mendonça, encenação de John Romão e interpretação de Albano Jerónimo, que se traduz numa reflexão sobre a alimentação como ato de relação e revelação; e o espetáculo “Ponto de Fuga” (16 de novembro, 17h30, no Auditório do Espaço Vita), que combina a espontaneidade com a profundidade de uma viagem pelo mundo das artes, apresentado por Martim Sousa Tavares com a participação musical de João Barradas. Também no domingo, destaca-se a conversa com a autora espanhola Alice Kellen, cuja obra está traduzida para diversos idiomas, consolidando a sua posição como uma das autoras mais proeminentes da literatura espanhola e das histórias românticas.
A 21 de novembro, o Utopia Braga recebe Gonçalo M. Tavares, autor nascido em Angola e com obra traduzida em mais de 70 países autor e a quem José Saramago apontou como futuro Prémio Nobel, para apresentar o seu livro “O Fim dos Estados Unidos da América”. No mesmo dia, será também exibido o documentário “Braga”, realizado pelo autor, cuja obra tem inspirado peças de teatro, vídeos de arte e óperas em todo o mundo. No dia seguinte, o serão de sábado está reservado para o concerto de Catto, com lugar às 21h00 no Theatro Circo.
Entre as novidades da 3ª edição destacam-se ainda os jantares literários, que juntam autores e leitores em volta da mesa para momentos que combinam o melhor da gastronomia com a partilha de histórias, conversas e espaço para sessões de autógrafos, e as sessões de podcast ao vivo a decorrer nos dias 17, 19, 20, 21 de novembro, pelas 18h00, na Livraria Centésima Página.
De forma a levar a literatura a todas as idades, o Utopia Braga conta ainda com uma extensa programação infantil - com Nuno Caravela e autores da The Poets & Dragons Society, Trienal de Arquitetura de Lisboa –, com destaque para a apresentação, a 18 de novembro, do livro “Uma casa é uma montanha é um chapéu”, distinguido como um dos melhores livros infantojuvenil de 2025 pela Biblioteca Internacional da Juventude.
O Utopia Braga, o festival, promovido pela The Book Company em parceria com a Câmara Municipal de Braga, decorre de 14 a 23 de novembro, tendo o Espaço Vita como palco principal. O festival conta ainda com o apoio da Dstgroup nas sessões protagonizadas por Abdulrazak Gurnah, Gonçalo M. Tavares e o concerto da Catto, acima mencionados. A programação é gratuita e aberta ao público, à exceção dos jantares literários, dos cursos de escrita e do espetáculo de Martim Sousa Tavares, que têm entrada paga.
Programação completa disponível em: Programação Completa_3ª edição Utopia Braga.pdf
Sobre o Utopia Braga
O Festival Literário Utopia nasceu em Braga, em novembro de 2023, e com apenas duas edições, conquistou um lugar de destaque no panorama cultural português. Inspirado na ilha imaginada por Thomas More, o Utopia parte da ideia de que toda a literatura é um espaço de sonho, reflexão e encontro. Mais do que um festival de livros, é um espaço de cruzamento entre literatura, música, filosofia, ciência, artes visuais e pensamento político, onde o livro - em todos os seus formatos - surge como motor de partilha e descoberta. As edições anteriores contaram com nomes de referência da literatura contemporânea, como Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, Lídia Jorge ou Paula Hawkins, e foram palco de diálogos entre gerações, mesas-redondas, performances e iniciativas especialmente pensadas para o público infantojuvenil. Em 2025, o Festival Literário Utopia regressa a Braga num momento de consolidação, após a sua primeira internacionalização, enquanto desenvolve um novo formato digital e prepara a sua expansão a Ponta Delgada. Esta edição reafirma o projeto com o regresso de ciclos emblemáticos, como o Utopia Europa, e apresenta uma amostra do Utopia Colômbia, trazendo alguns dos autores e convidados que marcaram esse encontro.

