"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Percurso Patrimonial das Cimalhinhas

O Percurso Patrimonial das Cimalhinhas é um projeto local de valorização e musealização do património arqueológico, promovido e financiado pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, com o apoio e colaboração da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato.


A execução de mais esta iniciativa que, porventura, não será a última, significa o culminar da consolidação de uma política que visa a preservação e recuperação continuadas dos nossos testemunhos do passado, bem como um esforço de dinamização e abertura à fruição pública da nossa herança cultural. Nesse sentido, o Percurso Patrimonial das Cimalhinhas contemplou vários sítios arqueológicos, três dos quais inéditos para a comunidade científica e público em geral, os quais foram objeto de estudos aprofundados e alicerçados em bases científicas.

A publicação conjunta de um pequeno roteiro turístico-cultural dedicado a este percurso, no qual é feito um resumo histórico didático e descritos os trabalhos nele realizados ao nível da conservação/valorização, constitui mais uma demonstração clara de empenhamento, carinho e sensibilidade que esta Autarquia adotou para a sua herança patrimonial e histórico-cultural.

Este acontecimento reveste-se de uma importância acrescida para o desenvolvimento do turismo cultural do concelho, porque para além de se garantir a manutenção da integridade física e histórica daqueles monumentos, permite aos visitantes e à comunidade local, particularmente aos jovens em idade escolar, usufruir de um espaço ao ar livre de dimensão cultural, pedagógica e didática, associado a um indissociável binómio “Património/Natureza”, como é o caso da Reserva Natural do Deldoreto.

PONTOS DE INTERESSE

Ao percorrer o circuito poderá, assim, visitar as sepulturas escavadas na rocha do lugar do Passal, bem como a necrópole medieval, ali próxima, que no seu conjunto perfazem um total de onze túmulos rupestres, os quais constituem um dos testemunhos materiais mais significativos de práticas funerárias e um dos vestígios mais marcantes da mentalidade do homem face à morte na Alta Idade Média.

 

Do Período Romano pode ser contemplada a Inscrição Rupestre de Cabanas de Viriato ou Lapa da Moira, como é conhecida pela tradição popular, dedicada a um nosso antepassado de nome Vegetus, sendo ainda visitáveis a Campa da Moira, as Alminhas e as Palheiras e Eiras comunitárias da Laje Grande, que correspondem já a uma cronologia Pós-Medieval.

Este legado histórico-patrimonial integrado no percurso que presentemente é possível visitar e apreciar devido aos trabalhos de limpeza, desmatação e valorização, dispõe de um painel explicativo junto de cada monumento, assim como de sinalética adequada, para uma melhor facilidade de compreensão dos sítios musealizados. Pretendeu-se, assim, contribuir não só para o desenvolvimento de uma educação patrimonial junto dos jovens e comunidade em geral, mas também para a preservação dos nossos valores de identidade que são parte integrante da nossa memória coletiva ou herança cultural.



Contamos que esta iniciativa de valorização patrimonial venha a contribuir para um melhor conhecimento do passado, assim como proporcionar alguns momentos de lazer, cabendo agora a todos nós proteger este legado e estabelecer o eixo de ligação com as gerações vindouras por forma a continuarmos a garantir, a afirmação da nossa identidade cultural.

 



Localização

 


Percurso Patrominial das Cimalhinhas
Freguesia de Cabanas de Viriato

Sítios Arqueológicos/monumentos visitáveis:
>> ver mais

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,320,258