Património
Elvas e suas Fortificações
Situada num ponto estratégico, Elvas tem a sua história marcada pela guerra e pelos assédios castelhanos. Foi essa história militar que tornou Elvas numa das maiores cidades quartel de guerra, com a maior fortaleza abaluartada terrestre de todo o mundo.

A cidade de Elvas, situada a 8 KM de Badajoz (Espanha), constituiu um ponto estratégico de defesa da fronteira e herdou um vasto património militar de reconhecido valor e autenticidade. Foi classificado como Património da Humanidade todo o centro histórico, as muralhas abaluartadas do séc. XVII, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira e os três fortins: de São Pedro, de São Mamede e de São Domingos ou da Piedade.
O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares. Construídas no âmbito da Guerra da Restauração, as muralhas abaluartadas são um exemplo notável da primeira tradição holandesa de arquitetura militar.
Destacamos o Forte da Graça como um exemplo notável da arquitetura militar do séc. XVIII, considerada por muitos historiadores como uma das mais poderosas fortalezas abaluartadas do mundo, é ainda original pela sua conceção e implantação num monte bastante elevado e o Aqueduto da Amoreira, construído entre 1530 e 1622 para o abastecimento de água à cidade, tem 1367 metros de galerias subterrâneas e mais de 5 quilómetros e meio à superfície com arcadas que chegam a superar os 30 metros de altura.
“Elvas, Momentos Fortes, Monumentos Únicos”, é o título do vídeo promocional da cidade Património Mundial, lançado pela autarquia Elvense para promover o destino turístico.
O vídeo apresenta o património, a gastronomia, as tradições da cidade Património Mundial, através da experiência de uma família de 5 elementos, que realiza um passeio por alguns dos locais da cidade.
A “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, conforme foi classificado em 2012, o conjunto histórico-cultural de Elvas como Património Mundial da UNESCO, é apresentada nas imagens dos seus principais pontos.
No vídeo também se destacam as coleções que albergam os seus quatro museus, elementos culturais e tradicionais e vários outros ícones do conjunto patrimonial que corresponde a uma área de proteção de 690 hectares.