"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Igreja de São Bento da Vitória vai integrar visitas ao Mosteiro

Até ao momento, o monumento só podia ser apreciado no âmbito das celebrações litúrgicas.


A abertura das Jornadas de Património 2018 – que se celebram nos dias 28, 29 e 30 de setembro – trazem uma novidade para as propostas de visitas guiadas aos monumentos nacionais que integram o universo do Teatro Nacional São João (TNSJ): a Igreja de São Bento da Vitória passa a fazer parte do roteiro da visita ao Mosteiro de São Bento da Vitória – espaço gerido pelo TNSJ –, sendo que até ao momento só podia ser visitada no âmbito das celebrações litúrgicas. Juntos, os dois monumentos – Mosteiro e Igreja – constituem o maior edifício eclesiástico da cidade do Porto, tendo sido construído nos séculos XVII e XVIII pelos monges da antiga congregação Beneditina Portuguesa.

Com esta novidade, os visitantes passam a ter a oportunidade de ver alguns dos destaques de riqueza arquitetónica e monumental da Igreja de São Bento da Vitória, como por exemplo o retábulo de talha da capela-mor, o órgão de tubos em talha e o coro alto que apresenta relevos narrativos da vida de São Bento. Recorde-se que a visita ao Mosteiro integra também locais como Claustro Nobre, a sala do antigo Tribunal Militar, o Centro de Documentação do TNSJ e a exposição Noites Brancas, que explora – entre figurinos, adereços, projeções de vídeo, fotografias de cena e cartazes – fragmentos cenográficos de espetáculos de produções da Casa.

No âmbito das Jornadas de Património 2018, as visitas dos dias 28, 29 e 30 de setembro são de entrada gratuita, para o máximo de 30 pessoas, não sendo necessária inscrição prévia. Realizando-se às 10h30 e 12h30, o percurso terá início na Igreja e termina no Mosteiro, contando com a presença de Paulo Oliveira – historiador da Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) – e Luís Amaral – professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto –, no dia 28; Luís Miguel Duarte – professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto – e Dom Bernardino Costa – abade do Mosteiro de Singeverga –, no dia 29; e José Ferrão – professor na Universidade Católica do Porto –, no dia 30. Os bilhetes para as visitas são entregues na bilheteira uma hora e meia antes do início das mesmas. Os participantes têm ainda acesso a um desconto de 50 por cento nos bilhetes para as récitas de 28, 29 e 30 de setembro da produção própria do TNSJ: Otelo.

Para o dia 30 de setembro está ainda reservado um momento especial para o encerramento das Jornadas do Património 2018. O Mosteiro de São Bento da Vitória promove, às 17h00, um concerto de órgão de tubos com a presença de Jonathan Ayers – pianista do Remix Ensemble Casa da Música. De entrada gratuita, o momento tem organização do TNSJ, com colaboração da Ordem Beneditina, Direção Regional de Cultura do Norte e Casa da Música.

Ao longo do resto do ano, as visitas ao Mosteiro de São Bento da Vitória podem ser realizadas de segunda-feira a sábado, às 10h30 ou às 12h30.O preço é de cinco euros por pessoa, sendo que para crianças até aos 10 anos a entrada é gratuita, desde que acompanhadas por adultos. Estão ainda disponíveis visitas com tradução em Língua Gestual Portuguesa, sendo para isso necessária uma inscrição prévia através do contacto centroeducativo@tnsj.pt. O TNSJ disponibiliza ainda um bilhete especial que inclui a visita guiada aos dois monumentos – TNSJ e Mosteiro – pelo preço de oito euros.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,335,704