"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Guia para pais e professores ajuda a compreender adolescentes

Depois do sucesso registado em Espanha, chega ao nosso país um livro para pais e professores de adolescentes, da autoria de um dos mais reconhecidos psicólogos especialistas na adolescência, Jaume Funes. “Ama-me quando menos mereço, porque é quando mais preciso” é um guia realista e atual que desmistifica algumas das principais incertezas educativas.


40 anos de experiência reunida em livro
 
GUIA PARA PAIS E PROFESSORES AJUDA A COMPREENDER ADOLESCENTES
  

Discutem, ignoram, testam limites, quebram regras, desesperam e desesperam-nos. Como lidar com estas pessoas que ainda ontem eram crianças e hoje já querem ter todos os benefícios dos adultos, mas sem qualquer tipo de responsabilidade?

James Funes, psicólogo, educador e jornalista com mais de 40 anos de experiência na área, abraça o desafio da pergunta e lança o seu novo livro em Portugal que, segundo o próprio “creio que será o meu último livro acerca dos encantadoramente insuportáveis adolescentes”.

“Ama-me quando menos mereço, porque é quando mais preciso” divide-se em duas grandes partes. A primeira tenta resumir reflexões e critérios que permitem conviver de modo ativo e positivo com os rapazes e raparigas adolescentes. A segunda é uma aplicação prática, com estratégias e conselhos úteis em torno de 4 grandes preocupações de adultos, nomeadamente a superproteção, o papel da escola, o equilíbrio emocional e a compreensão e respetiva integração na sociedade.

A adolescência, assume o autor, é, antes de mais, tentar irritar os adultos. Os conflitos fazem parte do entretenimento básico de uma vida com adolescentes. Portanto, conviver com adolescentes e ter conflitos é inevitável, mas isso não significa viver numa guerra permanente. Há como nos tornarmos nos “adultos positivos” de que tanto precisam para atravessar os anos mais intensos das suas vidas.

 

SOBRE O AUTOR
Site

Jaume Funes é psicólogo, educador e jornalista. Trabalha na área da educação há mais de 40 anos e tem dedicado a sua vida profissional ao mundo dos adolescentes e jovens e às suas dificuldades sociais.

Foi fundador da equipa Psico-Socio-Pedagógica do município de Cornellà de Llobregat, na província de Barcelona. Recentemente tem-se dedicado a implementar propostas locais para o acompanhamento da transição adolescente no fim da escolaridade obrigatória. Entre 2004 e 2007 foi adjunto do Síndic de Greujes da Catalunha para a Defesa dos Direitos da Infância e secretário das Famílias.

O autor tem dedicado uma parte do seu tempo à docência (em diversas universidades), à supervisão, orientação, aconselhamento e investigação. É autor de vários livros que refletem sobre o mundo dos adolescentes e a responsabilidade educativa dos adultos.

 

Informação técnica:
291 páginas / PVP: 17,77 €
ISBN: 978 – 989 – 777 – 234 - 4

 

EDITORIAL PLANETA
Site | Facebook| Youtube

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,331,184