"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Sophia e Pessoa homenageados por Katia Andrade em "Retrato"

Katia Andrade é neurologista e investigadora em neurociências cognitivas em Paris, onde vive desde 2007. Retrato é o seu próprio retrato, contado em verso. Um retrato no qual a autora homenageia Sophia de Mello Breyner Andresen e Fernando Pessoa, poetas maiores do século XX e as suas maiores inspirações.


Um surpreendente encontro entre a poesia e a pintura, entre a autoconsciência e a vénia, entre a língua portuguesa e a língua francesa. Tudo cabe neste Retrato de Katia Andrade, um auto-retrato com poemas escritos em português e em francês, que reflete as pessoas que a habitam, as paisagens da infância e os seus estados de alma.

Sophia de Mello Breyner Andresen e Fernando Pessoa, dois dos maiores poetas do século XX, fazem parte deste retrato. Sophia admirava Pessoa. Pessoa teria provavelmente admirado Sophia. Katia admira-os desde bem nova, e ambos assumem uma marca indelével na poesia da autora.

A evocação destes dois poetas é completada pela mão do mestre António Bessa, ilustre pintor e retratista portuense, popularizado pelo retrato oficial de Marcelo Rebelo de Sousa, pintado em 2017.  São dele os dois quadros que dão vida aos imortais poetas e que fazem de Retrato um livro de poesia que é também um objeto estético.

Uma edição da Guerra e Paz com um formato surpreendente: na verdade, são duas capas, duas obras numa colagem única. Terminada a leitura de um dos lados, terá de virar o livro em 180° para ler o outro lado.

Espaço ainda para duas outras referências dignas de destaque na obra de Katia Andrade: o dramaturgo inglês William Shakespeare, no poema «What’s in a name», e a pintora portuguesa Paula Rego, em «Possessão».

Retrato chega dia 19 de novembro, às livrarias de todo o país. Poderá ainda adquiri-lo através da loja online da editora.

Este é o nono livro publicado pela escritora e poeta portuense radicada em Paris. Em 1995, ainda estudante de Medicina, publicou Palavras Mudas, o livro inaugural. Seguiram-se, até hoje, mais seis livros de poesia e um conto infantil.

Retrato
Poesia: Katia Andrade
Pintura: António Bessa
Ficção / Poesia
96 páginas · 16,5x20,5 · 22,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,333,601