"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Primeira tradução integral de "A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson Através da Suécia"

Selma Lagerlöf assinou, em 1906, um dos primeiros romances ecológicos do mundo.


A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson Através da Suécia
resultou de uma encomenda feita à autora para as escolas, com o objetivo de ensinar às crianças a Geografia do seu país. A beleza da escrita de Selma Lagerlöf, a qualidade poética e a celebração do equilíbrio entre o Homem e a Natureza rapidamente transformaram esta história num dos romances mais queridos da literatura mundial. Esta obra, considerada um dos primeiros romances «ecológicos» de sempre, seria adotada em todas as escolas suecas e traduzida para mais de 50 línguas.

A nova edição portuguesa – que representa o mais recente título da coleção Biblioteca dos Tesouros da Sextante Editora – é a primeira traduzida a partir do sueco, reproduzindo integralmente a edição original, publicada em dois volumes, em 1906-1907. Contém as famosas ilustrações que Bertil Lybeck concebeu para a edição de 1931.

SOBRE O LIVRO
A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson Através da Suécia
Era uma vez um rapaz chamado Nils Holgersson. «Tinha cerca de catorze anos e era alto, magricela e loiro. Esse rapaz pouco sabia fazer: desejava, acima de tudo, dormir e comer, e fazer as suas travessuras proporcionava-lhe também muito prazer.» Até que… um dia acorda transformado num duende. «Se esperar um pouco, transformo-me de novo num ser humano», pensou ele. Profundamente intrigado com a sua nova condição, com «este infortúnio assustador», parte quase que por acidente à aventura, voando no dorso de um ganso por paisagens suecas. Pelo caminho recebe incríveis lições sobre os animais, o país e as boas maneiras.

Ver primeiras páginas

SOBRE A AUTORA

Selma Lagerlöf
Nasceu a 20 de novembro de 1858, em Mårbacka, na província sueca de Värmland, e aí viria a falecer a 16 de março de 1940. Com uma obra profundamente inspirada nas histórias de encantar e lendas populares do seu país, tornou-se, em 1909, a primeira mulher a ser galardoada com o Prémio Nobel da Literatura, «em consideração pelo elevado idealismo, vívida imaginação e espiritualismo que caracterizam os seus escritos». Em 1914, foi nomeada membro da Academia Sueca. É autora de títulos notáveis como A Lenda de Gösta Berling (1891), Os Laços Invisíveis (1894) e O Tesouro (1904). 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,318,196