"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Futuros do cinema: Call for papers até 30 de junho!

A revista ARGUMENTO, do Cine Clube de Viseu, abre em 2020 a sua primeira convocatória para apresentação de ensaios e críticas fílmicas.


Podem participar estudantes e académicos das escolas de cinema, comunicação e audiovisual de Portugal e Espanha, sem excluir pessoas pertencentes a outras áreas de conhecimento. Os vencedores têm publicação garantida na revista.

Publicar um conjunto de textos que questionam o cinema, mostrando criticamente as suas temáticas fundamentais e abrindo um campo de possibilidades para novos horizontes é o objectivo do Cine Clube de Viseu.

O tema da convocatória é:
FUTUROS DO CINEMA - CRÍTICA, PÚBLICO, SALAS DE CINEMA

ARGUMENTO procura reflectir sobre o modo como, a partir das mudanças radicais de ver cinema na era do consumo digital, e da transformação dos meios especializados de crítica e reflexão sobre cinema e cultura, se configuram novas imagens e novas formas de pensar o cinema, tanto do ponto de vista da criação, como do da distribuição e exibição. Esta convocatória contribuirá para a análise sobre a produção actual e os desafios da sua distribuição e exibição, indispensável para uma melhor compreensão do cinema.

PARTICIPANTES
A convocatória está aberta a estudantes e académicos das escolas de cinema e comunicação de Portugal e Espanha, sem excluir pessoas pertencentes a outras áreas de conhecimento.

COMO CONCORRER
Os textos serão avaliados à luz de duas categorias: ENSAIO ou CRÍTICA. Serão aceites trabalhos relevantes para o tema acima descrito, com uma extensão máxima de 25.000 caracteres (incluindo espaços, não incluindo as referências), entregues em formato Word ou .txt.

Os textos deverão ser enviados para o endereço argumento@cineclubeviseu.pt sem assinatura ou pseudónimo - os trabalhos que incluam o nome do autor ou pseudónimo serão automaticamente desclassificados.

PRAZOS
A convocatória está aberta até 30 de junho de 2020. Os textos anónimos serão analisados por académicos, críticos e cineastas com trajectos amplos e reconhecidos, e da sua decisão não aceitaremos recurso. Todos os concorrentes serão informados se os textos foram ou não aceites durante o mês de julho de 2020.

A edição #166 do ARGUMENTO, de setembro 2020, dará início à publicação dos textos selecionados. O nosso conselho é irem a jogo! Ficamos a aguardar os vossos trabalhos.

Podem encontrar toda a informação, e a versão em espanhol do regulamento, no site do Cine Clube de Viseu, em www.cineclubeviseu.pt/CONVOCATORIA-ABERTA.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,311,354