"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Companhia Nacional de Bailado celebra o Dia Mundial da Dança

A Companhia Nacional de Bailado celebra o Dia Mundial da Dança – 29 de abril - com uma programação especial nas suas plataformas online.


O Dia Mundial da Dança foi estabelecido pelo Instituto Internacional de Teatro da UNESCO em 1982 para celebrar o aniversário de Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do bailado moderno. Neste dia assinala-se a universalidade desta forma de arte, aproximando artistas e público numa só linguagem, a dança.

Todos os anos companhias e instituições de dança em todo o mundo comemoram esta data e é convidada um profissional da área para escrever uma mensagem universal. A mensagem de 2020 é assinada pelo bailarino, coreógrafo e pedagogo Gregory Vuyani Maqoma.

Este ano, no quadro de contenção nacional devido ao novo coronavírus a Companhia Nacional de Bailado (CNB) desenvolveu um conjunto de iniciativas que dão continuidade à sua programação artística e à sua missão de serviço público, através das suas plataformas online.

#FicarEmCasaNaNossaCompanhia é o nome do projeto de programação online que tem oferecido um conjunto variado de propostas desde espetáculos online, contacto com os bailarinos e o seu dia dia em casa, atividades de outras instituições congéneres, ou até mesmo desafios para miúdos e graúdos. Para o Dia Mundial da Dança a CNB desenvolveu iniciativas especiais para poder partilhar e celebrar com o seu público este dia.

Ao longo do dia estará disponível no site da CNB o filme de Cláudia Varejão No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos, um documentário estreado em 2016 que percorre os bastidores da Companhia.

Também no site da CNB será lançado a compilação das últimas séries da coleção Outras Danças. Transmissão com a ensaiadora Mea Venema, assistente do coreógrafo Hans van Manen e Vestir a Dança com o figurinista José António Tenente e a Mestra de guarda-roupa Paula Marinho.

Esta coleção dá a conhecer processos, artistas e contextos associados À preparação e montagem dos espetáculos apresentados pela CNB.

E porque os profissionais da CNB não podem faltar a esta celebração a CNB partilha um conjunto de entrevistas, realizadas pela jornalista Cristina Peres, para ficarmos a conhecer um pouco mais sobre estas profissões como também a perceber as implicações das contingências, a que estamos todos sujeitos, na vida destes profissionais.

O dia será ainda pontuado com outras surpresas para que juntos possamos assinalar mais um Dia Mundial da Dança.

Todas estas iniciativas podem ser seguidas através do site e das redes sociais da CNB:

 Site 
Facebook  
Instagram 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,319,213