"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Cadernos Técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

No ano em que comemora o 521º aniversário, a Misericórdia de Lisboa, através do seu Centro Editorial, orgulha-se de apresentar a coleção Cadernos Técnicos da Santa Casada Misericórdia de Lisboa.


Com eles apostamos na partilha do saber e da experiência de quem, dentro ou fora desta instituição, põe a sua vocação e o seu conhecimento ao serviço do “outro”.

O I e II volume tem por base a Autonomia, na infância, juventude e família e pretende partilhar a forma como a Direção de Infância, Juventude e Família (DIIJF) reflete e intervém na promoção da autonomia, sendo esta um eixo central de toda a sua ação.
Num primeiro artigo, elaborado pela Equipa CARE (Projeto de qualificação e reconfiguração das casas de acolhimento da SCML), é apresentada a forma como a autonomia é promovida nas múltiplas áreas de intervenção da DIIJF, assim como a evidência da sua importância em toda a estratégia a implementar, decomposta em respostas transformativas com o objetivo de quebrar ciclos transgeracionais de dependência.

Saúde e Envelhecimento é o tema escolhido para o III volume dos Cadernos Técnicos Santa Casa.
Sendo Portugal um dos países da União Europeia com uma das maiores percentagens de idosos, a relevância de uma reflexão transversal coloca-se não só como uma necessidade para travar a doença, mas também como uma prioridade no que respeita à promoção da saúde: da prevenção do Alzheimer ao uso das tecnologias pelos mais velhos, da importância da nutrição ou da saúde oral aos cuidados específicos na área da ortopedia.

O IV volume dos Cadernos Técnicos dedica-se a uma área na qual a Santa Casa é pioneira na zona de Lisboa: o desenvolvimento comunitário. O tema, abordado anteriormente noutras publicações da Misericórdia, é aqui retomado pela pena de investigadores de renome e de agentes e dinamizadores na área do desenvolvimento e intervenção comunitária sob múltiplos ângulos, desde o panorama histórico, o desenvolvimento de práticas e teorias a nível local e internacional e a aplicação das dinâmicas comunitárias em projetos da SCML.

Mais do que apresentar o trabalho já realizado nesta área nos últimos anos, este volume leva-nos a questionar sobre como poderemos contribuir para o melhoramento das dinâmicas comunitárias no futuro e, dessa forma, desenvolver uma sociedade onde o bem-estar seja um sentimento coletivo.

Publicação disponível na Loja da Cultura online da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em https://lojadacultura.scml.pt/ e na loja do Museu de São Roque, situado no Largo Trindade Coelho, em Lisboa. PVP: 1.50€ cada volume.

Editor: SCML, Direção da Cultura – Centro Editorial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,319,346