"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Revista digital da CASES: Economia Social – Leituras & Debates

O número 11 da revista digital Economia Social – Leituras & Debates celebra a passagem da décima edição de uma revista versando acerca dos temas da economia social, pretendendo encetar o processo da sua internacionalização apresentando-se em versão bilingue português/inglês. 


Reeditamos uma seleção de trabalhos publicados nas anteriores 10 edições procurando alcançar a maior abrangência possível de temas e autorias. Editada no período do natal de 2020, época atravessada por todas as dificuldades originadas pela pandemia COVID-19, é um sinal de esperança que queremos lançar para que continuemos, preservando a diversidade de pontos de vista, a tarefa de construção de uma nova economia, na qual as pessoas estejam em primeiro lugar, valorizando os valores da liberdade e da democracia.

Uma revista versando acerca da multifacetada realidade da economia social, em Portugal, seria sempre um projeto complexo caso assumisse natureza académica. Foi essa a ideia inicial, partilhada com o saudoso Professor Jorge Sá, nunca tendo chegado a concretizar-se. Para tal, seria necessário que fosse sediada na academia e dispusesse de recursos, humanos e financeiros, assim como da convergência de vontades que permitissem assegurar-lhe, desde a primeira hora, o prestígio científico que este tipo de publicações exigem.

Após um tempo de hesitação foi decidido criar, no âmbito das atribuições da CASES, esta revista digital, cuja produção e difusão dependem em exclusivo da sua responsabilidade, com custos reduzidos, e cuja utilidade depende da qualidade dos trabalhos publicados, realidade indissocialvelmente ligada ao prestígio académico e experiência da prática de gestão dos seus autores. É o que temos tentado concretizar com a inestimável colaboração dos convidados nunca uma só vez negada.

Podemos ir mais longe na configuração de um projeto de publicação mais ousado, com um formato adequado aos nossos tempos, desde que, ao longo de 2021, sejamos capazes, não nos faltem os recursos nem a vontade e disponibilidade de todas e todos os que se dedicam à reflexão estruturada sobre os grandes temas da economia social, para lançar um debate com essa finalidade no meio académico, mas também entre os dirigentes e técnicos das entidades da economia social com responsabilidade na gestão das suas atividades que se confrontam em permanência com novos desafios que aspiram superar.

Feliz Natal e Bom Ano de 2021.
Eduardo Graça, Presidente da CASES

>> Revista digital
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,322,328