"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Sapiens face a Sapiens" de Pascal Picq

História da evolução da espécie humana desde os primórdios até à atualidade, num livro que mostra como a mais bem-sucedida das espécies que habitaram a Terra deixou nela uma marca indelével à qual terá de se readaptar.


A humanidade está a entrar numa fase inédita da sua evolução. Nunca como agora o seu passado lhe foi tão acessível, e nunca como agora o seu futuro foi tão insondável. Esta dupla mudança de perspetiva resulta ao mesmo tempo das revelações da paleogenética, da descoberta de novos fósseis e da revolução digital, num cenário de degradação do planeta e urbanização massiva. Conseguirá o Homo sapiens adaptar-se às consequências fulgurantes do seu sucesso com 40 000 anos de história e à ampliação sem precedentes desse sucesso de há meio século para cá? Quanto mais bem-sucedida é uma espécie, mais a sua sobrevivência depende da forma como se adapta às consequências do seu sucesso. Eis a dimensão trágica desta história: o sapiens está só diante do sapiens.

Sobre o Autor
Pascal Picq é paleoantropólogo. Depois de uma tese na Universidade de Paris VI e de estudos pós -doutorais na Universidade de Duke (Estados Unidos), foi responsável pela introdução da etologia no campo da antropologia evolucionista. É autor de inúmeros livros, entre os quais se destacam Le monde a - t -il été crée en sept jours? e Premiers hommes. É atualmente professor no Collège de France.

Edições 70
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,298,608