"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FESTin Lisboa 2021 abre inscrições para longas e curtas falados em português

Até 31 de março estão abertas as inscrições para a 12ª edição do FESTIn - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, realizado anualmente na cidade de Lisboa, no Cinema São Jorge, e também, desde o ano passado, através da plataforma de streaming FESTin ON.


Sua programação é composta por produções oriundas dos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Tem se constituído como referência no setor, por ser o único evento permanente em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica dos países de língua portuguesa.

O festival tem quatro Mostras Competitivas e uma programação diversificada de mostras paralelas, como a tradicional Mostra Cinema Brasileiro, que também vai para a sua 12ª edição, Mostra Festinha (dedicada à infância), Mostra Festin+, entre outras.

O regulamento para candidaturas de produções cinematográficas nos formatos longas-metragens de ficção / animação, longas documentário, curtas-metragens e filmes infantis pode ser conferido no site do festival. Para candidatarem-se, os filmes precisam ser falados em língua portuguesa, terem sido finalizados de agosto 2019 a março 2021, e serem inéditos na cidade de Lisboa.

>> INSCREVA-SE AQUI

Ao longo de sua história o FESTin já exibiu quase 900 filmes, trouxe a Lisboa mais de 240 realizadores, atores e produtores, e fez 22 itinerâncias por diversas cidades de Portugal e no exterior. Sua programação é constituída também por atividades paralelas voltadas ao diálogo, à difusão e à formação no âmbito do audiovisual, como o Conexões FESTin, com painéis, workshops e sessões de pitching. Em 2020, o FESTin lançou sua plataforma streaming FESTin ON com o objetivo de ampliar a difusão e promoção do conteúdo audiovisual de todos os países falantes de língua portuguesa, para além dos ecrãs dos cinemas. O festival passa, desde então, a decorrer em formato presencial e online.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa é um evento internacional que busca fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural, através da realização de um evento comprometido com a divulgação de diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presente na matriz da língua portuguesa.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,318,581