"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Município e Politécnico de Tomar assinam protocolos para intensificar a colaboração

O Município de Tomar e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), através dos seus Presidentes, assinaram esta semana dois protocolos.


O primeiro, específico para abertura de curso técnico profissional de desporto, com utilização das instalações desportivas municipais.

O segundo, almejando a articulação sustentada dos meios técnicos, materiais e humanos de que dispõem, pretende fomentar e promover o desenvolvimento do concelho de Tomar através da inovação, da empregabilidade, da valorização de fatores de atração do concelho e da valorização da arte, da cultura e do património.

Para isso, concretamente, foi protocolado:

a) A implementação, no âmbito da medida estratégica TMR2020 e já com projeto de execução aprovado, de um Centro de Inovação e Valorização do Conhecimento a instalar em edifício contíguo ao Campus do IPT, em Tomar, beneficiando do ambiente próprio e propício ao empreendimento, crescimento e consolidação de projetos empresariais, concebido como infraestrutura de apoio e assessoria cientifica, tecnológica e de gestão, que permitirá atrair empresas de cariz tecnológico, dar corpo a ideias ou projetos e iniciar atividades económicas cujo enquadramento contribua para a viabilidade de sucesso dos empreendedores de ideias e negócios que nele se instalem.

b) A implementação, articulada entre o Município de Tomar e o IPT, de uma medida estratégica visando o apoio e o desenvolvimento de indústrias criativas e projetos de valorização do património, a instalação de empresas criativas, a valorização do património imóvel sem ocupação e o desenvolvimento de eventos de cariz técnico-científico e cultural.

c) A implementação, articulada entre o Município de Tomar e o IPT, de um laboratório vocacionado para a investigação aplicada e desenvolvimento de estudos e projetos de regeneração e reabilitação urbana, enquadrados na estratégia de regeneração e reabilitação urbana do concelho de Tomar.

d) Implementação, articulada entre o Município e o IPT, de um Laboratório de Turismo, vocacionado para a investigação aplicada e desenvolvimento de estudos e projetos visando a afirmação e desenvolvimento de produtos turístico-culturais da região de Tomar, e o incremento do empreendedorismo na área do Turismo.

e) A implementação, articulada entre as duas partes, de mecanismos de cooperação visando a colaboração do IPT nas áreas da Arqueologia e da Conservação e Restauro, no projeto de instalação do Museu da Levada.

f) O apoio do Município e do IPT à população estudantil do Politécnico, que poderá consistir na concessão de apoios financeiros às suas associações de estudantes, com vista a assegurar uma permanente interação e identificação dos estudantes com a cidade de Tomar e com os seus habitantes, a prosseguir através de atividades promovidas pelas associações de estudantes que contribuam para essa interação.

g) O apoio do Município de Tomar às atividades desportivas da comunidade académica do IPT, promovidas e apoiadas pelos seus Serviços de Ação Social, mediante a eventual cedência da utilização de instalações e equipamento desportivos municipais em períodos compatíveis com a sua natureza e com os fins que se propõe alcançar.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,318,774