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Marca Internacional GEOfood reconhecida pela UNESCO

O Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP) aprovou, esta semana, o projecto de investigação “GEOfood para o Desenvolvimento Sustentável em Geoparques Mundiais da UNESCO”, do qual o Geopark Naturtejo faz parte.


A GEOfood é uma marca registada internacional para a alimentação com referência tradicional para territórios classificados como Geoparque Mundial da UNESCO, coordenada pelo Geopark Magma, na Noruega. A GEOfood pretende promover a relação entre a Geodiversidade e as comunidades locais, assim como reforçar a importância da alimentação local, de qualidade e sustentável. Na sua base está o Manifesto GEOfood onde estão reflectidas as preocupações e ambições relativamente aos desafios ligados às mudanças climáticas, à perda da Biodiversidade, à qualidade da água, à escassez de alimentos e ao aumento global da população, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas.

A UNESCO é a única organização das Nações Unidas com mandato para apoiar a pesquisa e a capacitação nas áreas da Geologia e da Geofísica, através do ICGP, que anualmente abre concurso para diversas áreas específicas. Enquadrado no tema “Património Geológico para o Desenvolvimento Sustentável”, o projeto coordenado pelos Geoparques Mundiais da UNESCO Magma (Noruega), Hateg (Roménia) e Naturtejo (Portugal), irá decorrer até 2026. O objetivo será estudar a ligação entre o Património Geológico, a Geodiversidade, os Serviços dos Ecossistemas, a produção de alimentos e o Desenvolvimento Sustentável, permitindo estabelecer metodologias, procedimentos, diretrizes e recursos para a implementação alargada da GEOfood.

O projeto agora aprovado inclui uma equipa de 21 investigadores de vários Geoparques Mundiais da UNESCO, Universidades internacionais e Geoparques Aspirantes, envolvendo também todos os membros e parceiros GEOfood, em 22 Geoparques de 14 países.

Em Portugal a marca GEOfood tem vindo a ser trabalhada em conjunto pelos 5 Geoparques Mundiais da UNESCO Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela com o apoio do Turismo de Portugal, numa estratégia articulada de âmbito nacional.

O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO juntou-se à marca em 2019, com a adesão de parceiros da restauração, alojamento e Geoprodutos. Actualmente a Geofood está em franco crescimento em Portugal e a nível global, também com novos parceiros no Geopark Naturtejo.

Site: www.naturtejo.com 

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