"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Anunciados os vencedores da primeira edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão

Já foram anunciados os vencedores da primeira edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão que distingue, anualmente, textos jornalísticos publicados em Portugal e na Alemanha sobre a cultura, sociedade, economia e política do outro país.


Foram submetidas cerca de 70 candidaturas de textos publicados em meios de comunicação social portugueses ou alemães no período compreendido entre 15 de abril de 2020 e 15 de abril de 2021.

A seleção dos artigos foi realizada por dois júris independentes, constituídos por cinco personalidades do meio jornalístico de cada país. O júri português é constituído por Mafalda Anjos (Visão), Nuno Galopim (Expresso e RTP), Thomas Fischer (antigo correspondente em Portugal de jornais alemães e suíços), Luísa Meireles (Agência Lusa) e António Perez Metelo (jornalista e comentador de economia).

O júri alemão é composto por Cerstin Gammelin (Süddeutsche Zeitung), Heike Göbel (Frankfurter Allgemeine Zeitung), Ariel Hauptmeier (Escola de Reportagem de Reutlingen), Michaela Küfner (Deutsche Welle) e Norbert Thomma (Tagesspiegel).

Os vencedores da primeira edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão são:

Portugal:
1.º Prémio - Joana de Sousa Dias: O legado de Angela Merkel na Alemanha (série de 4 artigos, Agência LUSA)
2.º Prémio - Guilherme Correia da Silva: Onda verde está a crescer na Alemanha a meses das eleições. Já podemos falar de alterações climáticas? (Rádio Renascença)
3.º Prémio - Valdemar Cruz: A (outra) Batalha de Berlim (Expresso, Revista E)

Alemanha:
1.º Prémio - Fabian Federl: O negócio (Süddeutsche Zeitung Magazin)
2.º Prémio - Elena Witzeck: Pôr o dedo na ferida até sangrar (Frankfurter Allgemeine Zeitung)
3.º Prémio – Lisa Frieda Cossham: Dançar junto ao mar (Die Zeit)

Sobre a série de artigos de Joana de Sousa Dias, O legado de Angela Merkel na Alemanha, vencedora do primeiro prémio em Portugal, escreve o júri: “No ano em que Angela Merkel, a chanceler federal e líder indiscutível da Alemanha, irá abandonar o palco da política, torna-se necessário fazer um balanço do seu legado em termos sociais e económicos, mas também ao nível doméstico, europeu e internacional. É precisamente isso que – ao melhor estilo de uma agência noticiosa e de uma forma variada e bem fundamentada – Joana de Sousa Dias consegue transmitir na sua série de artigos. Através de relatos, estudos de casos e análises, ela consegue, consultando múltiplas vozes, fazer o balanço de uma herança política que ficará na história da Alemanha e da Europa.”

Na Alemanha, foi por unanimidade que o júri elegeu O negócio, de Fabian Federl, como o artigo vencedor. “Com base num trabalho de investigação muito bom, Federl analisa e relata de modo invulgar os caminhos da migração, sem glorificar os migrantes nem censurar as empresas. Trata-se de esclarecimento jornalístico no seu melhor. O autor não assume uma posição moralista nem qualquer tom acusador, limita-se a descrever. A este «negócio» que de resto pouco é mencionado – a prestação de trabalho barato em troca de segurança – Federl associa vivências concretas. De todos os artigos terá provavelmente sido a investigação mais árdua.”

Em cada um dos países são atribuídos prémios no valor de 2.000, 1.000 e 500 Euros, bem como, para o primeiro e segundo classificados, uma viagem para duas pessoas à Alemanha ou a Portugal e, para o terceiro classificado, um jantar para duas pessoas.

Todos os artigos estão disponíveis para consulta em português e alemão na página do Prémio.

Candidaturas abertas para 2022
As candidaturas à segunda edição do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão encontram-se já abertas até 31 de janeiro de 2022, para artigos publicados entre 16 de abril de 2021 e 31 de janeiro de 2022. A cerimónia de entrega do Prémio de Jornalismo Luso-Alemão 2022 terá lugar na Feira do Livro de Leipzig, na qual Portugal será o país convidado de honra.

O Prémio de Jornalismo Luso-Alemão foi lançado no dia 16 de setembro de 2020, em Lisboa, coincidindo com as duas Presidências do Conselho da UE - a alemã, que se iniciou em julho de 2020, e a portuguesa, que começou em janeiro de 2021. Este projeto pretende contribuir para a divulgação e o conhecimento mútuo entre os dois países, fortalecer a relação bilateral e promover a importância do jornalismo independente e profissional, uma das bases das nossas democracias.

O prémio é uma iniciativa da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, em cooperação com o Goethe-Institut Portugal, a Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Camões Berlim, a Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha e é apoiado pela Embaixada da República Alemã em Lisboa e pela Embaixada de Portugal em Berlim.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,309,842