"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Presidência Portuguesa da União Europeia exibe documentário da Rádio Comercial a nível internacional

“Um Mar de Lixo” representa o compromisso da Rádio Comercial com o ambiente e foi selecionado para ser exibido pelo Instituto Camões em Cabo Verde, Angola e Espanha.


Depois de ter sido exibido pela primeira vez no estrangeiro em fevereiro deste ano, o documentário “Um Mar de Lixo”, realizado pela jornalista da Rádio Comercial Tânia Paiva e com imagem de Tiago Mendes dos Santos, voltou a ser selecionado por diferentes entidades para ser exibido em vários países do mundo ao longo do mês de junho.

A Fundação Serralves, através do CineEco, Festival Internacional de Cinema Ambiental, escolheu este documentário para exibição aos alunos do ensino secundário, em circuito fechado, em escolas portuguesas. Mas é no dia 23 e 24 de junho que Espanha e Angola, respetivamente, terão uma primeira apresentação de “Um Mar de Lixo”, através da parceria com o Instituto Camões/Presidência Portuguesa da União Europeia, nos seus centros culturais portugueses.

“Um Mar de Lixo” surgiu depois de a equipa da Rádio Comercial ter acompanhado a associação “Brigada do Mar” ao longo de 18 dias de limpeza nas praias do concelho de Grândola, em Portugal, em maio de 2019. A equipa que acompanhou esta ação ficou impressionada com a dimensão e a quantidade de lixo encontrado, mais de 20 toneladas ao longo de 45 quilómetros entre Tróia e Melides e decidiu realizar um trabalho de fundo com o objetivo de alertar a sociedade para este problema.

“Um Mar de Lixo” foi nomeado em 2020 como finalista do Festival Internacional de Cinema Ambiental de Seia, o CineEco, e foi distinguido com duas menções honrosas, uma do júri do Prémio Valor da Água e outra atribuída pelo júri do Prémio Juventude. Já em fevereiro deste ano foi selecionado para abrir uma conferência europeia, em Praga, sobre as alterações climáticas, e representa aquele que é o maior comprometimento de uma marca de puro entretenimento e diversão, como a Rádio Comercial, com o ambiente a sustentabilidade do planeta.

Mais informações em https://radiocomercial.iol.pt/



“Um Mar de Lixo” está disponível em:

https://radiocomercial.iol.pt/artigo/nao-e-lixo-e-um-mar-de-lixo

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,310,125