"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival Andanças. "Este ano a dança dá lugar ao caminho"

Passeios, conversa, viagens ao passado através de rotas megalíticas e de um dos céus mais bonitos de Portugal, a gastronomia, o cante alentejano e noites musicais são as propostas do festival Andanças, em edição especial, a 21 e 22 de agosto, numa “nova casa”.

Parque de Eventos de Campinho recebe a maioria das iniciativas. Foto: DR

 

Campinho, aldeia ribeirinha do concelho de Reguengos de Monsaraz é o cenário escolhido para a “edição especial” do Festival Andanças, nos dias 21 e 22 de agosto.

“A Caminhar para o Andanças” é o mote para este evento que regressa em 2021, na sua “nova casa”, fruto de uma parceria entre a Associação PédeXumbo, promotora do festival, e a Câmara de Reguengos de Monsaraz, além de outros apoios.

Com vista para a planície alentejana, rodeada pelas águas da albufeira de Alqueva, a iniciativa, que durante muitos anos se realizou em Castelo de Vide, recomeça agora num outro local, “propondo dar a conhecer a região aos andantes e, ao mesmo tempo, dar a conhecer o Andanças à região.”

Este ano, o festival realiza-se em moldes diferentes, com “uma edição especial”, para definir “o seu caminho e futuro”, anunciam os promotores.

“Todos nos perguntam: ‘mas não há dança?’ e nós respondemos: ‘este ano a dança dá lugar ao caminho, naquele que é um momento histórico para todos os que trabalham na promoção da dança, música e outras artes’”, lê-se na nota enviada à Renascença.

Apesar da pandemia e das regras impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS), a Associação PédeXumbo leva por diante esta edição, com o argumento de que não se pode parar.

“O pensamento da PédeXumbo para esta edição de celebração do Andanças é fazer com que o programa aconteça e não desistamos de programar neste território vasto e rico que é o Alentejo, nem de continuar a fazer o nosso trabalho, e de o levar aos ‘andantes’, mesmo com as condicionantes impostas”, justificam os promotores.

Assim, fundamentam, “a dança dá lugar ao caminho como forma de esperança de que os nossos próprios pés encontrem o caminho de volta às rodas, quadrilhas, aos seus pares”, e o “caminhar é, este ano, a forma mais bonita de celebrar a nova casa do Andanças, a região de Reguengos de Monsaraz.”



Olaria é uma das atividades. Foto: DR


Conhecer a região com o festival

Dar a conhecer a região, as suas paisagens, o artesanato, a gastronomia, entre outras artes, é o que propõe o programa dos dois dias do evento, com momentos de conversa entre os agentes locais e alguns coordenadores do festival.

Pretende-se, segundo a organização “pôr o território em diálogo com os quatro pilares do Andanças: dança e música, voluntariado, comunidade e sustentabilidade.”

O programa arranca às 10h00, da próxima sexta-feira, com a visita e passeio “Monsaraz e a sua Rota Megalítica” com Isidro Pinto, do Grupo Caminhantes Monsaraz a Caminhar. Ao almoço, os participantes podem contar com a companhia do Cante Alentejano no parque de eventos da localidade de Campinho, seguindo-se, por volta das 17h00, o passeio “Herdade do Esporão & Dança e Música no Andanças”.

O dia termina com o concerto de os Burricos, um grupo de música tradicional portuguesa baseado nas tradições do planalto Mirandês, seguindo-se, depois das 23h00, um passeio noturno para observações astronómicas na Reserva Dark Sky Alqueva.

No dia 22, a partir das 9h30, decorre o passeio “A Caminhar para o Andanças”, e uma hora depois, o programa propõe uma conversa em torno do tema “Alqueva (EDIA) & Sustentabilidade no Andanças”, na Sociedade Recreativa Campinhense.

A tarde reserva uma visita ao Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval, estando o encerramento agendado para as 21h30, com mais um concerto, desta vez com o espanhol Sérgio Cobos.

Esta edição do Andanças têm uma lotação para apenas seis dezenas de participantes, para que possam ser cumpridas todas as regras de segurança impostas pela Direção Geral da Saúde.

Ainda assim, os participantes vão ter que apresentar o certificado de vacinação completa, um teste negativo à Covid-19 ou um autoteste realizado pela responsável do Espaço Saúde do Andanças, que fica localizado no parque de Campinho.


por Rosário Silva, Renascença | 19 de agosto de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,339,439