"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Intervenção na Casa de Ramalde por um desenvolvimento sustentável

A Casa de Ramalde, no Porto, será dotada de um sistema de produção de energia fotovoltaica (monofásica) nas vertentes interiores sul, assim adotando uma fonte de energia renovável e cumprindo um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável previstos na resolução da Organização das Nações Unidas “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”.


Representando um investimento superior a 100 Mil Euros, a intervenção de Reabilitação das Coberturas da Casa de Ramalde e edifícios anexos está agora a iniciar-se.

A empreitada, com um prazo de execução de 90 dias, visa garantir a salvaguarda do imóvel e o adequado funcionamento das instalações existentes, promovendo a eliminação de anomalias detetadas, repondo condições adequadas à utilização dos espaços e melhorando as condições ambientais dos mesmos através da redução dos níveis de humidade no interior dos edifícios, melhoria do comportamento térmico, e promoção de maior sustentabilidade na manutenção do conjunto.

Com esta intervenção pretende-se promover, no exterior da Casa de Ramalde, a beneficiação geral dos telhados (incluindo a verificação e reforço das estruturas de suporte e elementos de apoio), com a substituição de telhas, a revisão e correção dos sistemas de rufagem/escoamento das águas pluviais, colmatando deficiências nos remates de encontro das coberturas com os paramentos e substituindo os elementos degradados e obsoletos.

Nos edifícios anexos preconiza-se a conservação das coberturas através da verificação e limpeza dos revestimentos existentes em telha e da resolução de deficiências nos remates dos telhados com os paramentos (rufos e caleiros), com substituição dos elementos que se encontrem degradados ou obsoletos.

No interior dos diversos edifícios, será efetuada a reparação das anomalias resultantes de infiltrações através da picagem de rebocos podres, execução de novos e pintura dos paramentos e tetos dos compartimentos afetados.

A intervenção contempla a reabilitação das caixilharias exteriores que apresentam degradação avançada, estando prevista a substituição de todos os elementos apodrecidos e a reparação de ferragens, dobradiças ou fechaduras, assim como, o acabamento das mesmas com pintura; a recuperação de soalhos através da substituição das áreas que apresentam significativa perda de material, preconizando-se o tratamento de toda a área com produto antifúngico que sustenha as patologias detetadas e garanta uma adequada conservação das madeiras, e a restituição de condições de segurança ao corrimão da caixa de escadas interior com reposição de peças desagregadas, reforço da fixação dos prumos existentes e colocação de novos, garantindo-se maior resistência e estabilidade ao elemento.

A Casa de Ramalde, no Porto, com todas as suas pertenças (Quinta da Queimada), conjunto classificado como Imóvel de Interesse Público, propriedade do Estado afeta à Direção Regional de Cultura do Norte, acolhe os serviços da Direção de Serviços dos Bens Culturais.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,248,154