"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O Nosso Reino" e "Salto" premiados no Vistacurta

Os filmes de Luís Costa e Nuno Baltazar foram premiados no Vistacurta, festival de curtas-metragens que decorreu em Viseu entre 12 e 16 de outubro.


Realizado por Luís Costa, “O Nosso Reino” foi o vencedor do Prémio Produção Nacional no festival viseense. Premiado, segundo o júri, pela “aparente simplicidade da forma, e o modo como contrasta com a complexidade temática, as componentes imagética e sonora e a sua relação levam a uma experiência eminentemente cinematográfica”. A curta-metragem foi produzida pela Bando à Parte e ganhou recentemente o Prémio MOTELX Melhor Curta de Terror Portuguesa 2021 e o Prémio Méliès d’argent – Melhor Curta Europeia 2021.

“Salto”, de Nuno Baltazar, foi galardoado com o Prémio Primeira Vista. O cineasta português quis “explorar um dia na vida de um jovem rapaz à medida que andava à deriva por uma cidade dominada pela recessão, reimaginando não só um espaço temporal e geográfico, mas também um universo emocional”. Produzido pela Grumpy Panda e por Nuno Baltazar, o filme tem passado por festivais como o Festival International Cinéma Méditerranéen Montpellier ou o IndieCork Film Festival. 

Biografias

Luís Costa nasceu em 1993, no Porto. Em 2014 conclui a Licenciatura de Som e Imagem, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Na condição de jovem realizador, trabalhou em diversos projectos na área audiovisual, tendo as suas duas curtas-metragens de contexto académico sido reconhecidas em vários festivais nacionais e internacionais. Tem também desenvolvido projectos paralelos de fotografia e videoclips, entre outros. É co-fundador e realizador do projecto Pinehouse Concerts. Em 2017 estreou O Homem Eterno, onde se destaca o prémio Sophia de melhor curta-metragem documental pela Academia Portuguesa de Cinema. O Nosso Reino, a sua última curta-metragem baseada no romance de Valter Hugo Mãe, está em distribuição e estreará em 2020. Encontra-se ainda a pré-produzir a sua próxima curta-metragem, a realizar uma série documental sobre fotografia e a escrever a sua primeira longa-metragem de ficção.

Nuno Baltazar é natural de Lisboa. As suas curtas-metragens "Doce Lar" (2014) e "California" (2018) foram seleccionadas para vários festivais de cinema e conquistaram diversos prémios. Colaborou como argumentista em várias séries de televisão, foi seleccionado para Locarno Filmmakers Academy, e em 2016, tornou-se o primeiro realizador Português a ser seleccionado pela Cinéfondation Festival de Cannes para a La Résidence, residência de escrita em Paris, onde desenvolveu o argumento da sua primeira longa-metragem "Fronteira", que está actualmente a preparar. "Salto" (2020) é a sua curta metragem mais recente.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,337,378