"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Luso Francês Philippe Mendes oferece obra de Fernão Gomes a Museu americano

O galerista luso-francês  Philippe Mendes foi nomeado board member do Hispanic Society Museum,  com sede em Nova Iorque, com o objetivo de promover a presença da arte portuguesa naquela instituição. Philippe Mendes doou já, entretanto, um desenho do pintor português maneirista Fernão Gomes, que faz agora parte do acervo daquele Museu.


O "Museu Espanhol" de Nova Iorque, como é vulgarmente conhecido, foi fundado em 1904 pelo filantropo americano Archer Milton Huntington para exibir e divulgar a arte, literatura e cultura de Espanha, Portugal, América Latina e Filipinas até o início do século XX. É considerado um dos melhores museus do mundo neste campo mas a presença portuguesa é praticamente inexistente.

Galerista em Paris e figura de referência dos meios artísticos europeus, o luso-francês Philippe Mendes - que já doou um Josefa D'Óbidos ao Louvre - vai agora ajudar a dar mais visibilidade a Portugal no Museu Hispânico da América.

Pequena nota biográfica

Philippe Mendes é luso-francês nascido já em Paris, estudou Direito na Sorbonne, e depois História da Arte. Foi quadro do Louvre, esteve em Roma vários anos a especializar-se em Pintura Italiana da Renascença. Atualmente dá aulas no Louvre e a sua Galeria Mendes, em Paris, tem procurado divulgar artistas portugueses. Organizou, por exemplo, uma grande exposição de Rui Chafes (de onde saíram duas obras para o Centro Pompidou) e vai inaugurar em breve a maior exposição já realizada do pintor português José Loureiro. Em 2016, o nome de Philippe Mendes foi falado por ter doado uma Josefa D'Óbidos ao Louvre para promover uma Sala Portuguesa, o que vai acontecer.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,344,259