"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um relato sobre a identidade feminina, a solidão e a infidelidade

Desde a mais tenra idade que Sonechka, uma rapariga invulgar e pouco atraente, se refugia obsessivamente na leitura, a ponto de tratar personagens inventadas como pessoas reais.


Com o início da guerra, Sonechka parte para Sverdlovsk, onde encontra trabalho como bibliotecária. Aí conhece Robert Viktorovich, um artista recém-libertado de um campo de trabalho forçado soviético, que, de rompante, lhe pede em casamento. Seguem-se anos de satisfação, em que o amor conjugal, a maternidade e os cuidados do lar passam a ocupar o centro da vida de Sonechka, trazendo-lhe uma felicidade que ela nunca sonhou merecer e que sobreviverá ao período difícil do pós-guerra e ao surgimento de um surpreendente triângulo amoroso.

Publicado em 1995 e amplamente traduzido e premiado, Sonechka é o primeiro romance de Ludmila Ulitskaya e o início de uma fulgurante carreira que a consagrou como um dos nomes cimeiros da Literatura contemporânea internacional.

Uma história subtil e inteligente sobre o destino de uma mulher, tendo como pano de fundo a História da Rússia no século XX — o regime soviético e o seu desmoronamento.

«Uma voz literária e política que é uma referência fundamental para ler e compreender a Rússia de hoje.» —  El País 

«Um livro delicado e poético. Ulitskaya transforma uma mulher assaz comum numa heroína.» — Leïla Slimani 

A AUTORA: Ludmila Ulitskaya nasceu em 1943 nos Urais, tendo crescido e estudado em Moscovo. Bióloga de formação, trabalhou no Instituto de Genética de Moscovo antes de empreender a sua carreira literária. Pouco antes da Perestroika, tornou-se diretora do repertório do Teatro Kármeni de Moscovo e guionista. Aclamadas pela crítica, as suas obras estão traduzidas em mais de quarenta línguas e incluem romance, conto, literatura infantil e teatro. Sonechka (1995), o primeiro livro da autora a ser publicado pela Cavalo de Ferro, com tradução direta do russo, foi, à época, um acontecimento literário, coroado com a atribuição do Prémio Médicis Étranger para melhor novela estrangeira, do Russian Booker Prize e do Prémio Literário Giuseppe Acerbi.

Sonechka, de Ludmila Ulitskaya (Ed. Cavalo de Ferro | 120 pp | 14,35€). Tradução direta do russo por Larissa Shotropa

Primeiros capítulos disponíveis para leitura em www.penguinlivros.pt.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,318,678