"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Volume propõe novas leituras sobre Sophia

Livro apresenta um leque de reflexões literárias, teóricas, filosóficas, políticas, religiosas e históricas inspiradas na obra da autora
 


Sobre Sophia: Novas Leituras reúne textos de 33 reputados académicos, críticos e pensadores sobre a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. 

Este livro constitui-se, pois, como um importante conjunto de ensaios críticos sobre a autora, produzidos na altura das comemorações do seu Centenário, em 2019. Com organização de Maria Andresen de Sousa Tavares e Fernando Cabral Martins, esta edição inclui ensaios de Richard Zenith, Emília Pinto de Almeida, Eucanaã Ferraz, Fátima Freitas Morna, Jorge Fernandes da Silveira, Federico Bertolazzi, Helmut Siepmann, José Pedro Serra, Silvina Rodrigues Lopes, Sofia de Sousa Silva, Anna M. Klobucka, Paola Poma, Helder Macedo, Cláudia Pazos Alonso e Guilherme d’Oliveira Martins.

Estão também presentes neste volume as reflexões de José Manuel dos Santos, Maria Lúcia Dal Farra, João Minhoto Marques, Gustavo Rubim, Pedro Lopes de Almeida, Rosa Maria Martelo, Alva Martínez Teixeiro, Filipa Maria Valido-Viegas de Paula-Soares, Carlos Mendes de Sousa, Joana Matos Frias, Claudio Trognoni, Fernando J.B. Martinho, Paula Morão, Pedro Eiras, Perfecto E. Cuadrado e Adília Lopes.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 25 de agosto.

Como se explica na apresentação deste volume «[...] mais do que de uma série de textos contemporâneos sobre textos de Sophia, trata-se de um diálogo rico e complexo entre posições, teorias e perspectivas diferentes (literárias, teóricas, filosóficas, políticas, religiosas, históricas) que tomam a obra de Sophia como seu objecto principal.»

SOBRE O LIVRO

Título: Sobre Sophia: Novas Leituras
Autor: Vários
Organização: Maria Andresen de Sousa Tavares e Fernando Cabral Martins
N.º de Páginas: 504
PVP: 22,00 €
Ver primeiras páginas

SOBRE A AUTORA

Sophia de Mello Breyner Andresen
Nasce a 6 de novembro 1919 no Porto. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de Abril, deputada à Assembleia Constituinte. É uma das maiores poetas de língua portuguesa e recebeu, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana 2003. A sua obra está traduzida em várias línguas. Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa.



Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,325,884