"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Filme de Cláudia Varejão conquista prémio em Veneza

O júri classificou "Lobo e Cão", rodado nos Açores, como "hipnotizante" e "importante".

© DR

O filme "Lobo e Cão", de Cláudia Varejão, conquistou o prémio principal da competição "Dias dos Autores", paralela ao Festival Internacional de Cinema de Veneza, anunciou hoje o júri.

O júri foi presidido pela realizadora Céline Sciamma, com a colaboração de Karel Och, e classificou o filme como "hipnotizante" e "importante", numa sessão de deliberação transmitida 'online'.

"Lobo e Cão" foi rodado em São Miguel, nos Açores, onde a realizadora Cláudia Varejão tinha estado em 2016, em residência artística, no Pico do Refúgio.

Aquele espaço, situado em Rabo de Peixe, proporcionou-lhe "uma primeira entrada na ilha por uma vila muito particular, com características muito singulares, muito difíceis, socialmente, economicamente, a vários níveis", contou a realizadora à agência Lusa no início de 2021, nos Açores.

O filme "foi escrito a partir da experiência de uma série de jovens que conheci aqui na ilha, da minha própria experiência de quando fui jovem, e que ainda tenho em mim - trazemos todas a idades dentro de nós", disse.

Segundo Cláudia Varejão, o filme aborda questões humanas "que têm um pulsar muito visível e muito forte na juventude", nomeadamente "a sexualidade, o desejo de transgredir - e transgredir, seja socialmente, como o próprio território, portanto, atravessar a linha do horizonte -, as questões emocionais e afetivas, as questões profissionais, as questões familiares, as questões morais".
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,462,252