"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

A magia do Natal regressa ao Museu do Pão

A neve chegou à Serra da Estrela e com ela as rabanadas, a lareira acesa e um cheirinho bom no ar…  é o mundo mágico do pão!

Localizado em Seia, na Serra da Estrela, o Museu do Pão é uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo. Nas suas quatro salas temáticas, um bar-biblioteca, uma mercearia tradicional e um restaurante, o espaço oferece uma experiência multissensorial explorando as mais diversas vertentes artística, etnográfica, histórica, política, social e religiosa do Pão.

Nesta época, além de tudo isto, o Museu do Pão transforma-se num espaço encantado pelas luzes de Natal onde reina a magia do mundo dos Hérmios, os habitantes da Serra da Estrela que convidam a aprender o ciclo do Pão de uma forma divertida, dinâmica e pedagógica.

 

Um programa para toda a família

Um espaço que recebe todos de braços abertos; assim é o Museu do Pão, que preparou para o mês de dezembro atividades para pôr a mão na massa e levar para casa uma recordação feita em massa de pão, com um programa acessível a todas as idades para viver a magia do Natal em pleno, encantada pela neve que por estes dias vai revestindo a Serra da Estrela.

Além da visita ao museu para reviver memórias em arte e objetos ligados ao fabrico do pão (para os mais velhos) ou para aprender, brincando, como se faz o pão desde que o cereal é plantado até que o encontramos na padaria (para os mais novos), os visitantes são convidados a embarcar numa cápsula do tempo, com cheirinho a pão quente acabado de fazer e uma viagem que podem, todos, desfrutar gratuitamente no carrossel temático do museu. Almoce no restaurante Cenae do museu e no final da visita passe na mercearia e perca-se na infinidade de pães deliciosos para levar para casa: Entre pão de trigo, de aveia, de chocolate, de milho, de centeio, o difícil vai ser escolher!

 

Horários e Bilheteira
De terça-feira a domingo: 10h00 às 18h00
Público em geral: 5 Eur
Crianças até 12 anos: 3 Eur
Séniors: 4 Eur


 


 

Sobre o Museu do Pão

O Museu do Pão oferece uma experiência multissensorial através da visita às quatro salas temáticas do museu, um bar-biblioteca, uma mercearia tradicional e um restaurante. Recolhe continuamente, preserva e exibe objetos e património do pão português nas suas vertentes etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. A transversalidade do tema “Pão” faz deste espaço um verdadeiro ícone independente de idade, género, raça ou credo.

O Museu do Pão é uma marca do Grupo O Valor do Tempo.

www.museudopao.pt

 

Sobre o Grupo O Valor do Tempo

O Grupo O Valor do Tempo foi criado em 1994, em Seia, e a sua primeira expressão pública surgiu em 2002, com a abertura do Museu do Pão. Mais de 25 anos depois da sua fundação, o grupo privilegia uma abordagem assente no valor acrescentado do produto feito à mão que atesta que inovação não é sempre sobre tecnologia.

O respeito pela dimensão humana e uma missão focada em democratizar o acesso à cultura, conjugando-a com a economia em claro benefício mútuo, permite dar primazia às pessoas e à História, dois dos grandes pilares da organização, através de um modelo económico reorganizado que coordena os sistemas de produção e de consumo em prol da valorização da economia local e da sustentabilidade.

Para garantir a adequada valorização dos produtos portugueses históricos com os quais trabalha, o grupo aposta numa forte proximidade ao consumidor final através dos setores do turismo e do lazer, contando com 45 espaços em Portugal, através de quinze marcas insígnia: Museu do Pão, Museu da Cerveja, Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, Quinta da Lagoa, Silva & Feijóo, Casa Pereira da Conceição, Confeitaria Peixinho, Comur, Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, Hästens Sleep Spa - CBR Boutique Hotel, A Brasileira do Chiado, Mensagem de Lisboa, Joalharia do Carmo e Figurado de Barcelos – O Valor do Tempo.

www.ovalordotempo.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,317,379